17 fevereiro 2006

Miolo e côdea - Take I

O Júlio lembrou-se desta anedota: Um Russo, Manuelowisk estava a hospedar um amigo que viera do interior passar uns dias na capital. Certa noite, Manuelowisk já se preparava para dormir quando o amigo Joaquinowisk o interrogou: - amigo, tenho reparado que todas as noites você leva 2 copos para o quarto. Um com água e o outro vazio. Porquê? E Manuelowisk, do alto de sua sabedoria, olhou para Joaquinowisk como se penssasse ser o amigo o maior dos burros e explicou:  - ora, caro Joaquinowisk, é que se eu acordar de madrugada, posso estar com sede ou não!Nem sei como começou ou se calhar esse miolo ficou submerso, mas para memória futura fica o registo de que nos enrolámos. E o repetimos regularmente, comprimindo as carnes de um contra o outro naquela comunhão de fibras musculares ou adiposas, cabelos e paladares salgados que nos faz acreditar que nos transcendemos.
Reconheço mesmo o seu jeito de me fazer sentir um forno de aldeia onde habilmente centrava o seu pão até ao fundo para uma cozedura proporcional. E o gosto que me dava mordiscar o seu pescoço ou orelhas como vianinhas estaladiças enquanto me segurava os pãezinhos de deus a debicar o cocuruto de coco.
Mas como bem diz a sabedoria popular que não há bem que sempre dure e no final de cada fornada começavam a levedar as perguntas sobre onde tinha ido, o que tinha feito, com quem tinha falado, com a pitadinha escarninha sobre a amizade profunda dos meus colegas de trabalho, sobretudo os masculinos, salpicado ainda com a oratória da mediocridade das mulheres que ao longo da vida conheceram mais que um homem e creia-me, Senhor Doutor, que só se estivesse profundamente charrada seria possível não notar a cratera que nesses momentos se abria entre o meu nariz e o dele.
Sabes, Sãozinha, aquele cacete pronunciado à moda do Porto estava a comprimir-me o oxigénio que me alimenta o sorriso e a lucidez pelo que calmamente, num dia em que senti que ainda gostava de mim, contra-argumentei a constatação de que nunca lhe tinha perguntado quantas vezes por semana ia para a cama com a esposa e findo este leasing, soergui-me da cama e fui para o duche, que o ar da rua merece uma pele amaciada e um cheiro frutado nos cabelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia