28 julho 2007

Noções de "pompoarismo" — exercícios vaginais


Foto de Gabriele Rigon

Quando escrevi sobre as bolas tailandesas eu disse que ainda iria desenvolver o tema do pompoarismo. Aqui vão algumas noções aprendidas por uma curiosa desta técnica (ou mesmo arte!).
Designa-se pompoarismo à capacidade de exercitar de uma forma especial os músculos pélvicos (vaginais e perineais). As vantagens destes exercícios, que quando se trata de fins terapéuticos se designam de Kegel (pelo menos, os mais básicos, de contracção/relaxamento) são, além da melhoria da vida sexual, evitar/curar incontenção urinária, corrigir a flacidez muscular, a diminuição de quadros inflamatórios, etc.
De acordo com escritos antigos, a arte de pompoar é milenar e nasceu na Índia. No início do século passado, gueixas japonesas e prostitutas tailandesas usavam a técnica para proporcionar mais prazer aos seus amantes, massajando os seus pénis com a vagina. Treinavam com as contas dos seus colares (daí o nome "Bolas tailandesas" aos brinquedos que vieram a ser produzidos para o efeito), para assim poderem, apenas com a vulva, fazer a movimentação sexual. E foram as tailandesas que começaram as exibições das suas vaginas treinadas para fumar cigarros, por exemplo. A técnica foi celebrizada no cinema, no Império dos Sentidos, quando a protagonista expulsa um ovo da sua vagina.
Quando li acerca desta técnica, fiquei curiosa e quis experimentar. Quando me lembro, faço alguns exercícios que aqui descrevo, alguns deles 3 vezes por semana (na ginástica). Estes exercícios são aconselhados 2 a 3 vezes por semana.

1- contracção vaginal - sentada numa cadeira, contrair os músculos da vagina como se apertasse algo dentro dela (pode ser com as bolinhas tailandesas, de preferência das pequeninas). Contar até 3 e relaxar. Repetir dez vezes. Depois, contrair e relaxar rapidamente, como se quisesse imitar o ritmo de uma respiração ofegante. Contar até dez outra vez e totalizar 20 repetições.

2 - contracção anal - deitada, flectir as pernas e elevar os quadris. Ficar apoiada sobre os ombros e os pés. Contrair as nádegas, contar até três e soltar. Fazer 10 vezes. Este exercício faço-o na ginástica muitas vezes. Deitada na cama, relaxar o corpo por alguns instantes. Depois, voltar à posição anterior e contrair o âns em três tempos, sem relaxar entre um e outro: de leve, mais forte e com toda a intensidade. Fazer 10 vezes. Relaxar e repetir o exercício, só que desta vez contraír o ânus e a vagina, como quisesse sugar alguma coisa com ela. Mais dez vezes. Totalizar 30 repetições.

3 - sucção vaginal - recostada na cama, separar as pernas e deixá-las semi-flectidas. Inserir um ou dois dos dedos na vagina e apertar o máximo que puder. Fazer dez vezes. Depois, tentar sugar os dedos com a vagina. Ajudar com a respiração: quando o movimento de sucção acontece, inspirar e suster a respiração. Contar até três e repetir dez vezes. Totalizar 20 repetições. Este exercício já pratiquei com um vibrador pequeno (diâmetro equivalente aos tais dois dedos) e já tentei, com sucesso de principante, com um pénis verdadeiro...

4 - contracção dos glúteos - de pé, com os pés paralelos mas afastados, contrair as nádegas. Tentar uni-las o máximo que se puder. Contar até três e relaxar. Fazer 10 vezes. Repetir o exercício contraindo e soltando rapidamente, como se acompanhasse uma respiração ofegante. Contar até dez vezes. Totalizar 20 repetições.

5 - movimentação do períneo - de pé, com as pernas semi-flectivas e as mãos na cintura, movimentar a pélvis para cima e para a frente, contraindo o canal da vagina. Contar até três e soltar. Fazer dez vezes. Depois, um movimento circular. Aqui, são quatro os movimentos: a pélvis vai para cima e para frente; depois o quadril vai para a esquerda; em seguida as nádegas devem ser empinadas para trás; por último, o quadril vai para a esquerda. Fazer dez movimentos giratórios completos. Total: 20 repetições.

Ainda não aperfeiçoei a técnica até ao pretendido, que é sugar e, apenas com movimentos de sucção e expulsão, conduzir-me, e ao meu parceiro, ao orgasmo, sem mexer praticamente mais no corpo senão a zona pélvica. Mas sei o suficiente para dizer que, ao dominar alguns destes movimentos básicos, qualquer mulher poderá deter um controle maior sobre os músculos vaginais ao ponto de saber exactamente quando e como quer atingir o seu orgasmo.

Há cursos de pompoarismo, mas não em Portugal... Para quando essa importação do Brasil?

Fontes:
http://pompoarismo.no.sapo.pt/
http://www.mulherdeclasse.com.br/pompoarismo.htm
http://www.corpobelo.com.br/sexo1.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia