17 dezembro 2007

Tantas teorias entesantes (sim, sim, eu disse interessantes) que se perdem por aí...

Esta é uma delas:

"Questão de mamas

Numa conversa sobre males da coluna, alguém mencionou que a escoliose é especialmente comum entre as mulheres. Imediatamente me ocorreu a teoria correspondente: é das mamas! É sabido que as gajas têm quase sempre uma mama maior que a outra; daí o desequilíbrio permanente para o mesmo lado e o consequente desvio colunar.
Uma breve busca na internet, no entanto, não me revelou nenhum estudo a mencionar as mamas como causa de escoliose. Aliás, dizem que na maior parte dos casos a causa é desconhecida! Eu acho que é questão de comprovar comparando, em mil gajas escolióticas (ou mais!), o lado da mama maior com a direcção do desvio da coluna, e ver se há uma relação estatisticamente significativa. Ora aqui está uma inovadora linha de investigação potencialmente interessante para alguém com muito tempo e pouco que fazer!
Só espero que, se algum praticante de ciências médicas tirar daqui esta humilde sugestão (porque suponho que este LJ deve ser uma obra de referência para consulta científica), tenha pelo menos a decência de me convidar para co-autora do consequente artigo científico. Não sei se será coisa para prémio Nobel da medicina, mas podíamos publicá-lo, não sei, aí no Lancet, ou mesmo (porque não) na Nature.

Já bai! (Bai tu!)"

É ou não é de génia? E eu ainda iria mais longe (o difícil é dar a ideia inicial): proponho que se faça um estudo idêntico para os gajos, com um estudo que relacione a conjunção do tomate maior com o lado para onde põem a pila a descansar e desvios da coluna. A minha tesa... digo, tese é que haverá uma forte correlação nos homens entre porem o pirilau para o mesmo lado do tomate maior e terem um desvio da coluna para esse mesmo lado. Vai uma aposta?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia