14 novembro 2009

Pink Ribbon Magazine - Duas namoradas


Pink Ribbon Magazine - Two Girlfriends (English VO) - (2009) :30 (The Netherlands)

"Sãozita, permite-me falar a sério desta vez: Aqui há uns anos, por mero acaso, detectei um carocinho no seio direito. Entrei em pânico (como se pode imaginar) e, no dia seguinte, fui ao médico. Exames feitos, não era nada de preocupante. Mas... a partir daí, nunca mais deixei de fazer o rastreio ao cancro da mama pelo menos uma vez por ano. É importante, e nunca demais, salientar o valor da vigilância quanto a esta doença - senhoras, vigiem, façam rastreios, pintem a manta com o vosso médico para o obrigar a passar as requisições para todos os exames necessários. Acreditem, vale mesmo a pena!
(Prontes, acabei. Já posso descer da minha caixita de sabão e dar a vez a outro...)
Euzinha"


"O cancro da mama - embora não seja exclusivo das mulheres - é possivelmente o que mais aflige o universo feminino, prioritariamente pelo facto da carga simbólica que o peito, no universo dos valores, representa.
Verdade deva ser dita que o cancro do peito tem sido profundamente estudado nos últimos anos e em grande parte pelas portas que a evolução do conhecimento da genética abriu a todos os campos da medicina.
Sabido é hoje que o cancro da mama surge não isoladamente mas como corolário duma sequência de mais de trinta mutações. Dito isto, é agora - em tese - muito mais fácil despistar desde muito cedo e, a partir das primeiras mutações, a evolução previsível do historial do indivíduo em questão e tomar as medidas pertinentes, muito antes das micro radiografias que apenas atestam uma situação já espoletada.
Charlie"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia