30 abril 2009

Uma grande verdade...


A liberdade é um risco

elementarY dear WatsOn


Petra era uma mulher citadina que rondava os 30 anos, estava "descomprometida" e continuava a julgar que um dia encontraria O eleito. No entanto isso não invalidava o facto de ser sexualmente activa e de ir mantendo as suas aventuras com diferentes parceiros. Gostava de sexo, apesar de muitas vezes não gostar do tipo de sexo que lhe davam.

Foi tendo parceiros mais novos, outros da mesma idade que ela e ainda alguns mais velhos. O sexo era sempre diferente com cada um deles. Surpreendia-se, frequentemente, pela positiva com os vintões que lhe proporcionavam longas noites de prazer e sexo tantra. Surpreendia-se, muitas vezes, pela negativa com os trintões que frequentemente fodiam com o seu umbigo apenas. Havia algo nos quarentões que lhe despertava ternura, talvez aquela forma meia indecisa de foder; ora como loucos, ora totalmente ternos como se fosses a mulher da vida deles.

Um dia perguntou-se porque é que, a passo com o seu amadurecimento, cada vez mais os homens tendiam a foder como os coelhos...
E a resposta que obteve foi que os homens teriam medo de envelhecer, e no seu mais profundo íntimo queriam ser adolescentes a vida toda (talvez também isso explicasse a adoração de certos homens por adolescentes). E será por isso que quanto mais velhos se sentem, mais sentem a sua vida de putos a desmoronar-se e será a partir de aí, quando surge esse medo, que eles começam a foder sem sentir, como máquinas, tentando recuperar a vitalidade e juventude, tentando provar a eles mesmos que são jovens, que têm vigor.
Mas de que valeria foder forte e feio como se não houvesse amanhã se esse acto tiver uma duração curta e limitada no tempo?

Petra achava triste o envelhecer masculino, ainda mais do que o feminino (que no seu corpo, para já, ainda não se manifestava).
Achava triste que vivessem à sombra da imagem do que eram quando tinham 18 anos... o que inconscientemente os fazia foder sem ritmo e sem glamour, como numa corrida desenfreada do último respirar da juventude.

Um dia contou isto a um engate pré quarentão que julgou ser de uma noite, mas que se ficou pelo aquecer dos 15 minutos de glória desenfreada, enquanto ajeitava o vestido para se ir embora, e ele lhe perguntava porque é que ela já ia.
Ao que ela respondeu:
Elementar, dear Watson. Se eu gostasse de foder com um coelho teria pedido para reencarnar nesta vida, como coelha...
Foi embora e nunca mais se viram.

Post publicado, também aqui


"A Jane era a única pessoa no mundo que
sabia que ele tinha sido criado por Bonobos."

Videoclip baseado na música «Saltarello»



Um (excelente) trabalho do blog Garm's Kiss

29 abril 2009

Desde ontem sou uma Confreira do Príapo

Como já vos tinha dito, recebi - e aceitei com muito prazer erótico - um convite para pertencer à Confraria do Príapo, nas Caldas da Rainha.
Foi ontem a escritura de constituição da Confraria. O mais importante de tudo: fiquei a conhecer um grupo de Mulheres (sim, sim, M grande) e Homens (sim, sim, também) das Caldas da Rainha com uma enorme coragem para criarem esta associação que vai certamente encontrar muitos empecilhos e armadilhas pelo caminho. Mas, além da simpatia daquela gente, senti em todos uma força que me transmitiu confiança em como irão atingir os objectivos que traçaram. Contem comigo.


Ganhei uma medalha!


O pin que foi oferecido a todos os confrades. Cada um estava pintado de forma diferente. Não percebo nada de futebol mas o meu faz-me lembrar o equipamento do Estrela da Amadora. Só pode ser pelo antigo nome da Amadora: Porcalhota.


Aquela malta não me deixou passar fome. Até me deram uma merendinha para a viagem.

Gripe Suína

Importa deixar claro que não há ainda nenhum caso detectado em Portugal. Numa região em que a suinicultura tem um grande peso económico esclarece-se que o vírus não se transmite pelo consumo de carne de porco. No entanto e até ulteriores estudos, a Direcção Geral de Saúde aconselha os portugueses a não terem relações sexuais com porcos!

A força da terra


Um cabelo à Beatle do ano do seu nascimento, loirinho e de olho azul, marcava a diferença numa região de morenos e batia nas vistas de qualquer uma quer fosse no balcão dos cafés quer fosse nos bailes semanais da festa de cada lugar das redondezas metidas entre pinheiros e serras.

A fama precedia-o no boca a boca de ser namoradeiro, com uma rapariga em cada terra para evitar confusões maiores e resumir as suas incursões às horas da noite de um baile que no mais do tempo era vê-lo a cavalgar a sua zundapp verde ou lá que marca era aquela gaita.

Choquei com ele nos encontrões do balcão de madeira à cata da cerveja saída directamente dos bidões azuis de plástico atascados de pedaços de gelo e reparei que também escolhia Super Bock. Voltei para junto do meu grupo de veraneio a escutar o leilão de mais uma garrafa de ginjinha e um pão de ló oferta da dona Maria das Dores, espiando a forma como ele entreabria os lábios ao levar a garrafa à boca salpicado pelas imagens daquele que eu deixara em Lisboa, o oficial para a família e amigos no ror de quase dois anos que já era uma nebulosa o big bang dessa paixão quando nisto o conjunto voltou ao palco para mimar os primeiros acordes do Don't Stand So Close To Me e ele se acercou felinamente com os olhos a luzir na noite para pedir-me para dançar e eu disse logo que sim. Tinha de tirar a limpo se os loiros o eram no corpo todo.

Dinheiro & Felicidade


Sir Richard Branson (Presidente da Virgin) é um homem que sabe divertir-se.
Até mesmo com a namorada nua do fotógrafo.
A menina chama-se Denni Parkinson.

28 abril 2009

Crise... já está também na cama

Em tempo de crise, há quem pense que o sexo e amor seriam uma excelente alternativa para animar os ânimos e esquecer as cartas, os telefonemas privados dos bancos e os vermelhos das bolsas ...
Infelizmente, a crise chegou à cama e a todos os sítios do amor.

Biologicamente a mulher é mais sensível aos factores externos que influenciam o desejo, sendo os homens muitas vezes acusados de serem portadores de um tal botão mágico que liga e desliga e que lhes permite esquecer as preocupações ao entrarem no quarto... Esta é uma capacidade que invejo nos homens que realmente o conseguem fazer.

Pois é, mas em tempo de crise tudo muda, e são cada vez mais os homens com problemas, a dormirem com o pensamento nas prestações atrasadas e nas dívidas acumuladas. As preocupações a crescer e na mesma proporção decrescer o desejo, e o resto...

Esta mudança deve ser superada com muito diálogo e sem receio. É normal que, perante tanto negativismo, o botão custe mesmo a ligar, porque stress e ansiedade envenenam o desejo, por isso nada de pânico.

Por isto, o mais importante é não estranhar e não esconder ao(à) parceiro(a) as suas preocupações e entre a crise e as más noticias o melhor é arranjar estratégias para não cair no vermelho nem nos estereótipos... botões há muitos... é só preciso aprendermos a funcionar com eles, em todas as circunstâncias.

Beiços, lábios.


Aquelas duas membranas carnosas e sem osso que formam a parte exterior da boca, e cobrem os dentes quando se fecham, chamam-se beiços, tanto no homem como nos brutos. – A parte mais macia e delicada dos beiços, que são as bordas em que muitas vezes brilham a cor de rubim, e quando abrem o sorriso deixam ver os alvos dentes, são os lábios. – A primeira é palavra vulgar, a segunda é científica e poética. – Ajudam os beiços a fala e a mastigação; só aos lábios é dado imprimir meigos ósculos.

ROQUETE, J.I., O.F.M. 1885: 117

rubim
s. m.
Ant. Rubi.

Papagaio Ciclope e a pílula de orgasmo


Alexandre Affonso - nadaver.com

26 abril 2009

Película aderente

No dia combinado encontrávamo-nos à porta do cinema que exibia o filme escolhido muito limpinhos e perfumados como manda o manual da sedução e de mão dada mergulhávamos na sala ainda iluminada para o primeiro ritual em que ele retirava os óculos da respectiva caixinha e os ajeitava às orelhas com ambas as mãos.

Saíamos da sala em risinhos cúmplices a debulhar as primeiras impressões do filme e a correr para a saída para acalmar a minha necessidade de acender um cigarro e seguir para outras quatro paredes onde a película aderente fosse o seu corpo no meu. Despi-lo era o grande plano do espanto de uma pele macia à luz coada da tarde pelos cortinados e o suspense do momento em que as suas mãos apalpadeiras de nalgas se intrometeriam entre as minhas coxas percutindo cada milímetro de superfície alagadiça. Talvez as minhas mãos firmadas na cómoda a empinar-me lhe permitissem um melhor enquadramento da sequência em que as suas ancas imprimiam o andamento ronceiro.

O beijo quase sufocante dos seus lábios a desmaiarem nos meus era o prenúncio da última cena em que aproximava o cinzeiro e de uma assentada eu acendia dois cigarros espetando um na boca dele para retomar a crítica do filme que se eu fosse dada à escrita intitularia como um filme, uma foda.

crica para visitares a página John & John de d!o

Que tal este Swatch da nova colecção?

Da nova colecção... da Swatch, que a minha já tem vários modelos, começando pelo Kamasutra e passando, por exemplo, pelo Bunnysutra... e agora este que tem um homem com os ponteiros a darem... ponta:


25 abril 2009

«Caldas da Rainha vai ter a Confraria do Príapo»

Notícia da Antena 1 de 13 de Abril:
"É uma história de deuses e deusas que começa a ganhar forma nas Caldas da Rainha. É cada vez mais uma realidade o nascimento da Confraria do Priapo, Deus grego da Fertilidade e filho de Vénus e Dionísio. Não é mais que um grupo para animar a terra onde a cerâmica imortalizou o falo. Até há quem diga que a famosa peça de cerâmica teve origem no deus Priapo. Daí que a confraria do Priapo quer, sobretudo, tornar-se um ponto de partida para várias actividades culturais em torno da imagem do falo. Os pormenores desta iniciativa são relatados pelo jornalista Paulo Pinto."



A «Gazeta das Caldas» publicou um artigo muito detalhado sobre esta Confraria do Príapo, onde se lê na parte final que alguém de Coimbra possui a maior colecção de objectos eróticos do país e é um do co-fundadores da Confraria do Príapo.

Ontem também foi notícia no «Público». No final dessa peça, escreve o jornalista das Caldas, Carlos Cipriano:
"Paulo Moura, economista de Coimbra que possui a maior colecção privada de objectos eróticos do país, defende a instalação de um museu temático nas Caldas da Rainha, e é um dos aderentes à iniciativa e diz que «vai ser complicado estabelecer uma fronteira que seja sensata e equilibrada», mas reconhece que «sem desafios isto não teria piada nenhuma»."

É notícia também no «Jornal das Caldas»

A Confraria do Príapo já tem o seu blog.

E o nosso mestre Dom OrCa já está a ensaiar um hino:

Salve, tu, ó Príapo glorioso
que das Caldas relevas o esplendor
que fecundo sejas e poderoso
e de culto e bravo pundonor

que a terra te projecte e alimente
que sejas a raíz e o caule que auguro
que sejas o enlevo desta gente
tão carente na urgência do futuro

de Dionísio e Vénus és talvez
mas que viva em ti o porte altivo
de seres de pedra e cal tão português
que mostre ao mundo todo que estás vivo

Coceguinhas


Cenas da vida conjugal vistas pela Évelyne Louvre-Blondeau

Frankenstein e o preservativo


Safe Sex (SOA Aids Nederland): Body parts
by hourigan

24 abril 2009

Vota para acabarem com o aviso de acesso do Blogger

Recebi uma mensagem pedindo para votar a favor de acabarem com o aviso de acesso ao Blogger. Esse aviso provoca vários problemas, o principal dos quais é o Google não apresentar o blog nos resultados das pesquisas. Mas há também ferramentas de estatísticas, de tradução, de referência, etc. que deixam de dar resultado.
No caso da funda São o aviso de conteúdo adulto sempre existiu, por minha iniciativa. E voltaria a existir, caso a censura do Blogger terminasse.
Há quem tenha os blogs "censurados" por apresentar imagens de nus, mesmo que académicos.
Se concordares com a nossa posição e tiveres conta aberta no Google ou GMail, por favor vai a este link:
Reform the Content Warning e clica em "Yes". Eu já votei.

Então... é assim?!

9gag:

Misunderstanding


Videoclip baseado na música «Shisha» dos Naked Rhythm



Mais um (excelente) trabalho do blog Garm's Kiss que alguns consideram pornográfico (eu não).

23 abril 2009

Já podes comprar a t-shirt da funda São para o Arraial Pride deste ano


t-shirt «Arraial de Pride»

Pois... quem anda à chuva fica toda molhadinha...
Esta é a t-shirt de homenagem do blog «a funda São» ao Arraial Pride de 27 de Junho de 2009 em Belém (Lisboa).
Já está disponível para encomendares n'a loja-te. Aliás, como continuam disponíveis todas as outras criações da funda São (a «faz-me um bico», a «amor é cuspir», os desenhos do mestre Raim, as t-shirts para gajas «John & John» do d!o, os bonecos vudu-zalho e vudu-zona da Ana Coisas, etc.).

Averiguar, verificar.


Averiguar, na sua significação mais extensa, é tentar achar a verdade, examinar a verdade de qualquer questão, (…). Também significa entre os clássicos provar, demonstrar de um modo convincente que uma coisa é verdadeira.
Verificar é valer-se dos meios necessários para convencer-se de que uma coisa é verdadeira ou exacta. (…) – Verifica-se aquilo de que havia presunção ou anúncio que aconteceria; quando temos certeza de que uma coisa é tal como se disse, acha-se averiguada.

ROQUETE, J.I., O.F.M. 1885: 100

(dedicado ao Nelo que vai averiguar e verificar, não necessariamente por esta ordem...)


"O P. B. finalmente reconhece que a Marília nunca
irá alinhar em brincadeiras de sado-masoquismo."

22 abril 2009

Controle íntimo

Pegou-a com ambas as mãos que era pequena e encostou-a ao seu corpo. Depois, pousou-a no colo e acariciou-lhe toda a superfície numa electrização inspiradora. Sabia que lhe podia controlar as aberturas e até lhe podia modular a nitidez dos sentimentos expressos. Prolongou o momento deleitando-se a visualizar a profundidade de campo. Sentia o desejo a crescer em si cada vez mais intensamente. Hesitou em pendurá-la no seu pescoço ou no ombro mas decidido pela primeira hipótese carregou-a para o quarto e desatou a pressionar-lhe o botão repetidas vezes a intervalos regulares. O espaço da sua intimidade merecia ser fotografado.

Lars Stephan - Fotógrafo e Modelo




O site do menino aqui.

Campanha KY Intense - 3 videos


Find more videos like this on AdGabber


Find more videos like this on AdGabber


Find more videos like this on AdGabber

Fonte: AdGabber

21 abril 2009

Sex with a superhero

Ai, credo! Um homem!...

O Luis Pedro Nunes, esse grande malandreco, põs o grelito da nossa Maria Árvore a bater mais forte que o coração. E ela orientou-o, como só uma mulher sabe, de forma a ele conseguir explorar as fendas da blogosfera portuguesa sem cair lá para dentro como o João Ratão. E não é fácil para um homem sobreviver a uma armadilha de lábios carnudos e sobrepostos. A norma é caírem que nem tordos.
Podem ler a crónica dele cricando na imagem aqui em baixo.
Deixo-vos só um excerto da parte do texto em que o Luis Pedro Nunes se refere ao nosso blog, sem o nomear: "E há também (...) vídeos — embora me seja estranha certa conceptualização: não percebo porque é que um vídeo com sexo explícito com ar profissional esteja num blogue «alérgico a pornografia». É a banda sonora árabe que o despornifica? Escapa-me."
Ao abrigo do direito de resposta mirandesa esclareço-te, Luis, que as imagens de sexo (em filme, livro, revista, blog,...) não são, em meu entender, pornografia. Como espero que vás ler na minha conversa com diversos autores na minha cama, no final do nosso «DiciOrdinário» (que está quase a ser publicado), "obsceno é todo o edifício da vida tal como hoje a conhecemos. Falar unicamente do que se apresenta como indecente, repugnante, lúbrico, sujo, vergonhoso, etc., no que diz respeito à sexualidade, é darmo-nos ao luxo de não recusar a repugnância e o supérfluo, em grande escala e em todos os sentidos, que a vida moderna nos proporciona. A guerra é a maior obscenidade." [Henry Miller - «Obscenidade e Reflexão» (Vega, 2004)]
Gostei de te ver por cá, Luis. Volta sempre.


O artigo

A crónica do Luis Pedro Nunes está disponível no «em Manutenção» ('manutenção' vem do inglês 'man' e 'tenção' é... o que qualquer gaja sabe), blog dele no «Expresso» on-line (esta versão do «Expresso» tem a vantagem de não me dar cabo das cruzes).


O nosso blog, mesmo no alinhamento daquela
mão no rabiosque. Eros é grande!


Aqui tens a lista de blogs que ele visitou durante uma tarde (é de homem! Deve ter a mão direita numa lástima... por causa de manusear tanto o rato):

http://chezmaria03.blogspot.com/ (a nossa Maria Árvore)
http://afundasao.blogspot.com/ (São? Oui, c'est moi...)
http://corposalmas.blogs.sapo.pt/ (a nossa c&a)
http://cenasdegaja.blogs.sapo.pt/
http://www.aliciante.eu/aliciante/ (a nossa Mad)
http://www.contossecretos.com/
http://1cucu.blogs.sapo.pt/ (a nossa Gotinha)
http://girls-go.blogs.sapo.pt/
http://mouraaoluar.blogspot.com/
http://thevast.blogspot.com/
http://misslibidonopaisdasmaravilhas.blogspot.com/
http://amoreodioo.blogspot.com/
http://aquifode-se.blogspot.com/
http://diaboonocorpoo.blogspot.com/
http://skinonskinforever.blogspot.com/
http://red-light-special.blogspot.com/
http://diasdeumaprincesa.blogspot.com/
http://maria-simplesmente-maria.blogspot.com/
http://omeuvicioculto.blogspot.com/
http://desejoescondido.blogspot.com/
http://feelingsinblue.blogspot.com/
http://aspalavrasquenuncaescrevi.blogspot.com/
http://desejoprometido.blogspot.com/
http://espaco-da-maria.blogspot.com/
http://mariaprazeres.blogspot.com/
http://gatahari.blogspot.com/
http://transcendeme.blogspot.com/
http://gtravesseiro.blogspot.com/
http://desejoprometido.blogspot.com/
http://desejos-intimoss.blogspot.com/
http://momentosdetesao.blogspot.com/

Lenita Lenita, Quantos Pêlos Tens na...

Depois da Sóráia e da Claudinha, chega a vez da Lenita se tornar a nova musa desta casa. Quem aqui chegar vai ter de fazer uma rezinha a Deus Nosso Senhor, aos anjinhos e a toda aquela gente que trabalha lá em cima (e quando eu digo "lá em cima", quero dizer aqueles senhores que põem os outdoors gigantes nas auto-estradas com mulheres semi-nuas) para dar muitas graças por terem criado uma coisinha assim tão perfeita e com tanta alergia a roupa.

E porqué que esta linda menina me inspira tanto? Porque tem um sorriso lindo, (e quando eu digo "sorriso", quero dizer cu) e um olhar completamente arrebatador (e quando eu digo "olhar", quero dizer par de maminhas). Lenita, a ti, muito obrigado.

Oremos...

Encontro de blogueiros


Alexandre Affonso - nadaver.com

20 abril 2009

Nova Colaboradora - Apresentação Pessoal

Ilustração de Eveline Tarunadjaja © House keepingOlá a todos, quero em primeiro lugar agradecer o convite para escrever neste espaço tão diversificado.
A minha abordagem estará obviamente relacionada com a minha área, uma vez que sou psicóloga com especialidade em sexologia.
Nesta qualidade, conto poder escrever sobre alguns temas importantes da sexualidade humana assim como estarei disponível para responder a questões ou dúvidas que possam eventualmente ter sempre que me escreverem para: vaniam@portugalmail.com
Penso que seria por tudo isto importante falar um pouco da minha experiência pessoal nesta área. Sou mestranda em sexologia na Universidade Lusófona de Lisboa e estou neste momento a realizar um estudo on-line na área da sexualidade feminina. Este pretende conhecer as técnicas de masturbação feminina e o orgasmo no coito. Conto já com 2500 participações femininas mas gostava muito de chegar às 3000. Por isso as mulheres ainda vão a tempo de participar: http://www.recolhadedados.com/mf/mfpage00.aspx
Mas recuando um pouquinho... comecei inicialmente por abraçar o projecto do Tuppersexo, tendo trabalhado para uma empresa de material erótico feminino, a Maleta Vermelha, tendo finalizado esta parceria em Agosto do passado ano. Estive no I Salão Erótico de Gondomar como responsável pelo consultório erótico e desde esse momento tenho tido a sorte de trabalhar, sem parar, nesta área de que tanto gosto.
Neste momento vivo no Algarve, dou consultas, colaboro com a revista SÁBADO num projecto que está quase on-line e sou colaboradora da SensualEmotion, uma empresa on-line que vende produtos sensuais.
Preparo-me para um novo projecto pessoal onde pretendo recolher testemunhos sobre a vida íntima dos portugueses, mas isso fica para depois... e prometo que tem tudo para ser um projecto muito interessante para o qual contarei com a vossa ajuda e divulgação. Agora chega de falar de mim e espero ser participativa neste espaço que, agora, também abraço.

Um grito de revolta do Pedro Laranjeira em nome das mulheres

"Não me tirem o útero!"



Quem conhece o Pedro Laranjeira sabe que, para ele escrever este livro, o caso só pode ser muito sério. E é!
A histerectomia, remoção total do útero, é a prescrição mais habitual dos médicos quando uma mulher se queixa dos sintomas gerados por fibromiomas, tumores benignos que se desenvolvem nas paredes do útero. Neste livro, o Pedro Laranjeira alerta as mulheres para a existência de uma alternativa a essa "cirurgia irreversível, que elimina definitivamente os miomas mas impede a mulher de poder voltar a ter filhos": o tratamento por embolização.
"Em Portugal (dados de há dois anos, em hospitais públicos do continente) submeteram-se à histerectomia 11.359 mulheres, das quais 4.756 o fizeram devido à existência de miomas, ou seja... inutilmente!
No mesmo período, trataram-se por embolização, com sucesso pleno, 208 mulheres."
Percebe-se bem a revolta do Pedro Laranjeira quando tomamos conhecimento do problema e constatamos que a medicina nem sempre toma as melhores opções no interesse último da pessoa doente.
É uma causa pela qual vale a pena lutar.

Ficha técnica do livro e Ficha de encomenda

Gráfico útil para as meninas

Importantíssimo para sua vida e até mesmo para sua sobrevivência:



Capinaremos.com

19 abril 2009

Intervalinho para um pouco de política internacional


Alexandre Affonso - nadaver.com

O sexo duplo dos cangurus


Esse simpático mamífero marsupial que conhecemos como canguru, tal como aparece nos desenhos animados, pratica mesmo kickboxing desferindo murros e chutos nos outros machos, para conquistar o direito de acasalar com uma fêmea. Às vezes, até mordem e arranham histericamente.

Como são altamente sociais, vivem em grupos de 10 ou mais gajos e gajas, onde os machos formam uma hierarquia, baseada na idade e no tamanho conferindo ao gajo dominante o acesso exclusivo às gajas para acasalar mas que lhe dá também uma trabalheira desgraçada em rondas constantes às suas fêmeas, para monitorizar se estão em fase reprodutiva e carecem dos seus serviços e se há necessidade de intimidar os outros machos que vão tentando acasalar com elas.

Como o canguru tem um pénis bifurcado gerou-se a lenda de que tinha dois mas é a gaja que tem dois úteros e duas vaginas laterais, para a passagem do esperma, o que é um sistema muito prático para um tripla gestação porque enquanto um está a mamar nas quatro tetas - duas das quais dão leite continuamente- no quentinho do marsúpio, pode estar outro a gerar-se e outro ainda ainda em estado de stand by, tanto mais que as crias nascem através de um canal central independente, dita a vagina mediana ou o canal pseudovaginal, que se desenvolve no primeiro parto. Ou seja, findos os 30 a 40 dias de gravidez, a fêmea pode acasalar novamente.

No entanto, tanta abundância nos cangurus não pode entristecer os humanos, que junto com os golfinhos são os únicos que fazem sexo por prazer, tanto mais que o músculo mais forte do corpo dos homens - com agá grande e pequeno - é a língua.

John genial!


crica para visitares a página John & John de d!o

«Aristenete Français» - Félix Nogaret - 1797

Mais um livro recebidinho de fresco (apesar de ter mais de 200 anos) na minha colecção.