29 maio 2012

Finalmente, tenho uma réplica da estatueta do Deus Mercúrio itifálico do Museu de Nápoles!

Desde há muitos anos que eu sabia da existência de um Tintinnabulum (objecto usado na Roma antiga, com um conjunto de sinos ou «espanta-espíritos», muitas vezes com a forma de uma figura fálica ou fascinum, para afastar o mau olhado e trazer boa sorte e prosperidade) no Gabinetto Segredo do Museo Archeologico Nazionale di Napoli (Itália), com a representação, em bronze, de um Deus Mercúrio Itifálico (ou seja, com falos erectos, tal como eram apresentados nos cortejos báquicos).


Tentei, ao longo dos anos, contactar esse Museu para saber se tinham réplicas dessa estatueta. Como nunca tive qualquer resposta, tenho tentado encontrar alguma réplica ou figura idêntica. Em vão.
Quem me poderia ajudar? A Milena e o Fernando Miguel, do Atelier S. Miguel, das Caldas da Rainha.
Telefonei à Milena há cerca de um mês e ela aceitou o desafio: com base em fotografias da estatueta, que lhe enviei pelo correio, ela iria fazer essa peça em barro, de forma a poder entregar-ma na Feira de Artesanato em Coimbra, que começou no dia 25 de Maio. O resultado é de mestres (o trabalho foi feito pela Milena e pelo Fernando, a quatro mãos) e chamaram-lhe «o Pichotas»:


Aqui vos deixo imagens em vários ângulos d'«o Pichotas»:






Esta peça está agora ao pé de todas as outras que a Milena fez para a minha colecção, até agora.