28 agosto 2012

Eva portuguesa - «Cobardia»

Acho piada que aqueles que fazem comentários negativos, ofensivos, ordinários até no meu blog, nunca se identifiquem... 
Pura cobardia!
Para além da ignorância de quem não sabe do que fala, do preconceito que revela uma falsa moral, ainda são cobardes!
E criticam, ofendem, mas lêem...

Então, para vocês, é escusado responderem, pois os comentários estão sujeitos a moderação e esses são logo considerados spam.
Já uma vez, quando foi feita uma denúncia a um senhorio numa casa onde trabalhei, também foi anónimo!
Claro que, para além de toda a maldade que estas situações encerram, ao mesmo tempo esta cobardia revela alguma moralidade... duvidosa, é certo, mas no fundo as pessoas que e quando fazem o mal, não querem ser identificadas... ou por vergonha ou por terem noção que estão a proceder mal. Isto pode ser mau pois, apesar de terem consciência de que estão a praticar o mal, estas pessoas fazem-no na mesma.
Mas, ao mesmo tempo, revela que existe uma moralidade, contrapondo-se à vergonha de praticar o oposto.
E, por muito negativo que seja uma pessoa ser imoral, é preferível a ser amoral (pelo menos no meu entender).
A falta de moral revela uma incapacidade anormal e anti-social de distinguir o que está certo do que está errado... e isto sim, é assustador! Uma pessoa que não distingue o bem do mal facilmente se torna num sociopata, não controla os seus impulsos, comporta-se como um animal, é um pária e um perigo para a sociedade e todos os que a constituem.
Já uma pessoa que pratica o mal mas sabe que o está a fazer, normalmente é uma pessoa com valores (mais ou menos correctos), em que grande parte das vezes controla esse impulso animalesco de tentar ferir quem julga ser mais fraco. E, ao fazê-lo, revela a sua própria fraqueza, bem superior à da sua "vítima", visto que não consegue exercer a sua faceta maléfica contra alguém mais forte, nem sequer procura um confronto directo, limpo e honesto... Esconde-se atrás de um anonimato e de uma falsa moral que lhe dão uma sensação de segurança e superioridade (falsas, obviamente!).
Porquê o facto de grande parte das minhas colegas não atender números anónimos?... Porque é maioritariamente daí que vêm os insultos, as frases ordinárias e as falsas marcações... Mais uma vez, cobardes que se escondem atrás de um anonimato...
A cobardia tem cara, tem nomes, tem vozes... mas estes escondem-se atrás de um manto de pseudo invisibilidade...
Só há uma coisa que eu não entendo: o que ganham estes cobardes em agir assim?....


Eva
blog Eva portuguesa - porque o prazer não é pecado