14 dezembro 2012

As pedras da calçada


Eu perguntei “Então e a…?” depois de o cumprimentar e de termos dito e concordado que já não nos víamos há muito tempo mas ele levantou a mão direita, da qual me mostrou a palma e calou-me.
– Nem me digas nada – suspirou, voltando a palma da mão para si e ficando a olhar para ela.
– Não? – perguntei, abanando a cabeça para reforçar a solidária negativa.
– Não – repetiu ele, também a abanar a cabeça com uma expressão de cão sem dono. – Nem me fales nessa gaja. – Eu encolhi os ombros noutro gesto prenhe de compreensão e solidariedade e olhei para o chão. As pedras da calçada pareceram-me estranhamente tristes. Ele agradeceu com a cabeça e continuou: – A gaja foi o pior que me aconteceu na vida, pá. O pior!
Sorri do ar trágico com que o pior foi dito e lancei como se fosse um desafio:
– Pior do que quando partiste a perna?
– Muito pior.
– Pior do que quando estampaste o carro do teu pai?
Ele riu com displicência.
Eu insisti:
– E ficaste em coma três semanas e perdeste o ano e partiste a omoplata, a perna e o colo do fémur?
Ele hesitou, olhou-me fixamente, moveu o ombro para cima e para baixo e depois em movimentos circulares, esticou a perna e olhou para o pé.
– Pior – anunciou, depois de voltar a cruzar o olhar com o meu. – A gaja foi pior que isso tudo, pá. Foi mesmo a pior coisa que me aconteceu na vida – concluiu com suspirada convicção e deslocados olhos de carneiro mal-morto.
– Bolas… – deixei escapar.
– E sabes o que é pior?
– Ainda pior?! – Espantei-me e olhei para o chão. Apesar do calor, as pedras da calçada apresentavam uma inexplicável humidade. “Provavelmente já conhecem a história”, pensei.
– É que se ela me ligasse agora para ir ter com ela, eu ia, pá. Eu ia…