13 junho 2014

29 de Maio de 2014 no Museu d'Orsay - Deborah de Robertis exibe a vulva junto ao quadro «a origem do mundo» de Gustave Courbet

Deborah de Robertis: “Se ignorarmos o contexto, podemos encarar esta performance como um acto exibicionista. Mas o que eu fiz não é um acto impulsivo. É pensado. Mostrando o meu sexo diante deste quadro, nesta sala, neste museu, recriou-se um novo quadro”.

Penso que esta foi uma forma de mostrar o que é evidente: a sociedade convive mal com a sua sexualidade... afinal, com a sua própria natureza. E revela também a hipocrisia da sociedade actual, que tolera uma representação realista de uma vulva mas já censura a exibição de uma dita cuja.
Pergunto: que mal ela fez? Que mal causou com isto? A quem?


Une artiste expose son sexe sous «L'origine du... por quoi2news

A Jackie relembrou este episódio, numa visita a este museu:

A propósito do quadro de Gustave Courbet, que anda tão badalado esta semana, tenho uma história muito gira para contar.
Estavámos na livraria do Musée d'Orsay, em Maio de 2002 (na altura o meu filho tinha 5 anos), e estava a ver umas gravuras... De repente, aparece esta gravura do Gustave Courbet, que tem por título "a origem do mundo".
E ele, apontando para a parte mais escura, diz muito alto (em Português... imaginem se fosse em Francês...):
- Mamã, o que é isto?!
Controlando a minha vontade de rir, respondi:
- É o sexo de uma mulher, uma lila (que é a palavra fofinha que se usa cá em casa).
Ao que ele responde, com um ar muito mais aliviado:
- Ai que susto!! pensei que era esturricado!
E aí sim, não consegui controlar o ataque de riso que me deu de seguida e estava a ver que éramos expulsos do museu naquele dia.
Era bom que as pessoas ainda vissem o sexo como as crianças, como algo natural e que se preocupassem mais com o que é anormal, como os incêndios.