10 junho 2014

Eva portuguesa - «P»

P... de puta, psicóloga, padre. Tudo coisas que nós somos/fazemos. Porque nos procuram não só pelo sexo. Mas também e sobretudo por isso.P... de professora, padeiro e policia. Porque todos somos policias. Infelizmente, tendemos a ser policias dos outros; criticando, julgando e condenando as suas atitudes, as suas formas de ser e estar. Mas devíamos mesmo era ser policias de nós mesmos; da nossa consciência, das nossas atitudes.P... de parva, de palavra e de paixão. Palavra, uma ferramenta tão simples mas tão poderosa... capaz de ferir mais do que a mais pesada das pedras... Algo que devia ser utilizado com sabedoria e cautela mas que usamos ao desbarato, sem medir a sua força, a sua capacidade destruidora. Limitamo-nos a lançar assim para o ar, a deixar que nos saia livre e impunemente da boca, como se sofrêssemos de uma diarreia verbal.
Paixão. Ah! A paixão... fugimos dela, perseguimo-la, somos seus donos e seus escravos, seus causadores e suas vítimas. Paixão... aquele sentimento que nos consome, que vem do mais profundo de nós e nos queima por dentro, atormenta e delicia. Que nos tira o sono e a fome, nos dá forças desconhecidas e nos rouba a vida quase que num sopro. Paixão.. .talvez o mais fugaz e intenso sentimento que o ser humano pode viver... Como uma onda gigante, leva tudo à sua frente, sem misericórdia nem compaixão. E que,assim como se formou do nada, ao nada retorna repentinamente.
P...de poligamia, perfeição e promessa. Promessas que fazemos e não cumprimos. Promessas que nos são lançadas e constantemente defraudadas. Promessas que nos dão esperança e nos deixam na merda. Perfeição... a nossa busca constante, a nossa luta diária. A procura do inalcançável, a fantasia do irreal, a crença dos audazes, o credo dos inteligentes. Perfeição... o que nos faz crescer, melhorar, avançar. O balão lançado no ar que vemos mas não conseguimos agarrar. Mas continuamos a persegui-lo... porque assim o dita a nossa natureza. Porque só assim evoluímos. Porque não conseguimos deixar de o fazer. Ou simplesmente porque sim.P... uma letra... tanto que existe dentro dela...

Eva
blog Eva portuguesa - porque o prazer não é pecado