11 março 2015

50 Sombras de ódio


Fifty Shades of Hate from Steven Benedict on Vimeo.

Curto ensaio que retrata o abuso que as mulheres sofrem nas mãos dos homens.

Comentário de EmZe:
"Não sei exactamente qual foi a ideia do realizador ao fazer uma ligação do título desta "curta" ao filme «As 50 sombras de Grey», ou melhor, não sei se ele pretende estabelecer uma comparação, afirmar uma reacção, o quê exactamente.
No «As 50 sombras de Grey», apesar de ainda não ter visto o filme, creio que estamos face a uma situação romanceada sobre uma prática sexual, o Masoquismo (não sei se Sado-Masoquismo) que julgo, para mais, numa toada muito suave, mais para o Bondage.
Estes trechos pretendem retratar verdadeiro Ódio, no mínimo Desprezo, pela mulher sob vários aspectos.
Na minha perspectiva são coisas muito diferentes.
Ainda que pessoalmente não nutra muita simpatia pelo S-M e não tenha a minha inclinação nem interesse pela prática, não posso considerar que sejam coisas comparáveis.
Por muito que nos "custe a engolir", uma mulher ser vítima ao ser torturada sexualmente por um sádico não é a mesma coisa que um casal S-M em que ele aprecie ser sádico e ela masoquista sexualmente.
Se, por outro lado, o que se pretende é afirmar algo tipo "se vos choca tanto as 50 sombras de Grey então olhem para isto", bom, mais uma vez acho que a comparação não é, pelo menos, justa. Estes trechos pertencem a filmes que não estão a defender estes crimes. Estão a denunciá-los. O que é fundamentalmente muito diferente do «50 sombras». E alguns deles de uma forma tão visceral que resultaram melhor que muitas campanhas anti violência sexual.
Teria sido então preferível estabelecer uma comparação com casos reais da vida, que se tragam diariamente entre o galão e a torrada, votados à quase banalidade nos instantes seguintes. Esses sim deveriam ser mais marcantes.
Mas, é apenas o que acho. Como disse, não consigo perceber a 100% o intuito do vídeo.
Remetendo-me à "leitura pessoal" que Eu posso fazer do vídeo, que eventualmente poderá ser o que o realizador pretende:
Se tanto incomodam as cenas "violentas" do «As 50 sombras de Grey», que tanta "análise" têm suscitado, então, preocupem-se mais em analisar estas cenas. Porque estas é que retratam e reflectem a horrível realidade de muitas mulheres. Façam isso, façam seminários sobre isso, façam intervenção sobre isso se estão tão preocupados com o assunto. Deixem lá o «50 sombras» no seu cantinho."