07 novembro 2015

«Alteração de planos» - por Rui Felício

O grande amor da vida do Rodrigo aconteceu quando, há uns anos, conheceu inesperadamente a Catarina.
Contudo, não foi um amor à primeira vista, como é regra dos romances literários. Pelo contrário, nos primeiros tempos, a atracção que sentia por ela resultava mais da simpatia, do sorriso e da beleza que dela irradiava, do que de um sentimento inabalável e profundo.
Mas, aos poucos, o amor por ela foi-se aprofundando e solidificando, impulsionado por uma paixão que ao longo da sua vida nunca tinha sentido.
É verdade que o Rodrigo também não era indiferente à Catarina, embora o sentimento que ela nutria por ele jamais atingisse os píncaros que transformaram a paixão dele num verdadeiro amor.
Não se tendo nunca consumado uma relação estável, alguns anos se passaram e ambos se afastaram de forma natural. Sem acrimónias...
«Théâtre les guignoles»
Teatro de marionetas malandras
P.Leroux, França,
da colecção de arte erótica «a funda São»
Foi com espanto que. no intervalo do espectáculo a que há dias foi assistir no Teatro São Luís, o Rodrigo, acompanhado da Júlia, a quem convidara para ir naquela noite ao teatro, inusitadamente cruzou o olhar, umas filas mais atrás com o olhar da Catarina que, por coincidência também ali tinha ido.
Estacou, desconcertado, sem conseguir despegar os olhos do olhar da Catarina. Não trocaram uma única palavra mas só prosseguiu o seu caminho, com o coração descompassado, quando a Júlia, uns degraus acima se virou e lhe perguntou se ia ou não lá fora fumar um cigarro.
Se dúvidas ainda tivesse, o Rodrigo ficou com a certeza, naquela noite, que aquele tinha sido realmente o amor da sua vida.
Não correspondido, para seu mal.
Nessa noite, em vez de levar a Júlia consigo até sua casa, como tinham combinado, deixou-a na casa dela sem ser capaz de lhe dar uma explicação plausível para a alteração de planos.

Rui Felício
Blog Encontro de Gerações
Blog Escrito e Lido