06 fevereiro 2016

«Forma e substância» - por Rui Felício

A arte é tida pelos mais superficiais observadores como o paradigma da forma.
Não a entendo assim, porque não creio que o artista fotógrafo, pintor ou escultor produza as suas obras por um simples impulso estético.
«Mulher», 2002
Composição de 3 peças em barro branco
Colecção de arte erótica «a funda São»
Descortino sempre a mensagem que está subjacente à obra. Mesmo que a não adivinhe, formulo a minha convicção. E essa pode ter sido, afinal, a intenção do artista: possibilitar ao observador a liberdade de lhe associar a substância.
No Direito estabeleceram-se inúmeras normas que balizam e regulam o processamento para julgamento. O Juiz tem obrigação de garantir que a forma seja respeitada, mas é a sua convicção profunda acerca da substância que ditará a sentença,
Na Literatura, o escritor procura e escolhe as palavras adequadas e certeiras, a forma, para exprimir a substância daquilo que quis transmitir..
Reconheço que o homem é atraído em primeiro lugar pela aparência física da mulher, pelo sorriso que lhe entreabre a porta dos sentimentos, mas é quando a vivência em comum lhe possibilita reconhecer-lhe a sensibilidade, o carácter, a classe, a personalidade, a inteligência, a firmeza de ideias e princípios, ou seja, a substância, que o homem ou se apaixona verdadeiramente ou não.

Rui Felício
Blog Encontro de Gerações
Blog Escrito e Lido