15 outubro 2016

«O caju e a mulher (ou, nem tudo o que parece, é)» - por Rui Felício

Tal como o morango, que é tido como fruto nas que na realidade não é, também com o caju se passa algo idêntico.
Com efeito, num caso e noutro, aquilo a que chamamos fruto não o é, mas sim o pedúnculo em que se encastram os verdadeiros frutos. No morango, os aquénios (grainhas), no caju, a castanha.
Nos supermercados europeus, onde proliferam as mais variadas frutas tropicais, aparece a castanha de caju, mas o caju propriamente dito não aparece normalmente, devido à dificuldade da sua conservação e elevado perecimento.
A primeira vez que experimentei provar um caju directamente arrancado do cajueiro, senti um gosto agridoce, algo estranho, talvez desagradável, ao trincar a pele espessa exterior do atractivo e belo fruto.
Mas à medida que ia saboreando a polpa consistente e sumarenta cujo sumo me enchia a boca, senti um prazer inigualável. Não conheço outro fruto cujo sabor seja mais divinal, cujo néctar mais parece ter sido inventado para gáudio de deuses e não de simples mortais.
Também assim é com algumas mulheres.
Sedutoras e belas, tornam-se ásperas e desagradáveis numa abordagem superficial, mas desfazem-se em doçura quando conseguimos imiscuirmo-nos no seu âmago e elas nos deixam degustar o seu néctar.

Rui Felício
Blog Encontro de Gerações
Blog Escrito e Lido