18 novembro 2016

«Apaixonar-se» - por Rui Felício


São lindíssimas, as mulheres futa fulas...
Em Bangacia (Duas Fontes), existia uma fonte de água cristalina onde se juntavam várias raparigas e mulheres para lavarem roupa.
Os soldados de Cansamba, que era a tabanca mais próxima, onde existia um destacamento da nossa Companhia sediada em Galomaro, não perdiam nenhuma oportunidade para, a pretexto de se irem abastecer de água para o destacamento militar, se quedavam a olhar as raparigas seminuas que ali lavavam a sua roupa.
O Jorge Rijo, que os comandava, não era excepção. Perdido e achado ali permanecia.
Apaixonou-se perdidamente pela Fátima, jovem futa fula de seios firmes desnudos, sorriso alvo e olhos negros profundos, que ali ia todos os dias.

Falou com o pai dela, inquirindo-o da possibilidade de se casar com a filha.
Assim obrigava a tradição muçulmana.
O homem respondeu-lhe que o preço para a sua autorização era de 50 contos, duas vacas, 5 kgs de cola (fruto muito apreciado pelos guineenses), 10 cabritos e 20 galinhas.
Uma exorbitância, havemos de convir. Mas que não se estranha, atendendo a que o Jorge era alferes e, portanto, com grande capacidade financeira. Pelo menos assim pensava o pai da rapariga...
Dias mais tarde, em Galomaro, ficámos a saber das intenções do Rijo quando pediu aos colegas um empréstimo para concretizar os seus intentos.
Embora inicialmente nos prontificássemos a emprestar-lhe o dinheiro que pedia, recusámo-nos quando nos explicou as razões que o levavam a fazer-nos tão inesperado pedido.

Rui Felício
Blog Encontro de Gerações
Blog Escrito e Lido