Aquela assoalhada era muito grande; quase maior do que poderia ser sem se chamar infinita. A mulher era uma imagem distante, ao fundo da sala, sentada numa cadeira de pau; a mulher era uma imagem distante mas apertava nitidamente as coxas em torno da fome. A mulher esperava o amante, o amante aleatório, perdido, passageiro, maciço. Quando a porta se abria, a assoalhada mudava a dimensão. A mulher apertava as coxas e esticava os dedos à fome e era a fome que ditava o espaço entre paredes. Embalava as palavras no colo, durante intermináveis instantes - aos seus amantes pareciam intermináveis - até o convidar a sentar. Apontava-lhe outra cadeira, mais robusta, mais macia. Falava-lhe, então, de olhos cravados nos botões; que lhe dissesse quantos e quais poderia desapertar. Ficarias tu de calças pelos joelhos? Apertava nitidamente as coxas; tinha olhos de pressa, de ontem sem amanhã, de segredos gritados e deitados na garganta. Os dedos na boca molhados de palavras. Apertava nitidamente as coxas, cercava os dedos.
12 julho 2010
11 julho 2010
Degraus
Agora quero subir a escada. Porque já sei tocar com os dedos arranhados. Porque já sei agarrar com as mãos queimadas. Porque já sei abraçar de braços entorpecidos. Porque já sei andar de pernas partidas. Porque já me equilibro de pés doridos. Porque já sei esperar de peito vazio. Porque já sei olhar de olhos turvados. Porque já sei ver de olhos fechados. Porque já sei ouvir silêncios. Porque já sei escutar gritos. Porque já sei amar de coração desfeito. Porque já sei sorrir de lábios a arder. Porque já sei gritar de garganta apertada. Porque já sei falar de língua cansada. Porque já sei respirar afogada. Porque já sei perdoar quando me vejo no espelho. Porque já te sei ver no meu espelho. Porque já sei endireitar-me de costas esmagadas. Porque já sei erguer-me de ombros caídos. Porque já sei querer de alma assustada. Porque já sei desejar de ventre rasgado. Porque já sei escrever de palavras drenadas. Porque já sei que mal sei quem sou e, assim, sei-me um pouco mais. Porque já me mataram e, ainda assim, eu sei viver. Agora, porque já sei, quero subir a escada.
10 julho 2010
Resumindo
O desejo esmaga-nos:
surge de rompante
em altos e baixo
e com contornos
indefinidos.
Sobe-nos pelo corpo
em estremecimentos
incontroláveis;
basta um lapso de segundo
(um segundo de lapso)
e o beijo descontrola-nos...
Engole-nos. Engana-nos.
Esgana-nos as ideias.
Viva a apoteose!
Vivamos nós!
Viva o prazer!
Poesia de Paula Raposo
surge de rompante
em altos e baixo
e com contornos
indefinidos.
Sobe-nos pelo corpo
em estremecimentos
incontroláveis;
basta um lapso de segundo
(um segundo de lapso)
e o beijo descontrola-nos...
Engole-nos. Engana-nos.
Esgana-nos as ideias.
Viva a apoteose!
Vivamos nós!
Viva o prazer!
Poesia de Paula Raposo
09 julho 2010
A escada
– Vamos transar na escada, amor?
– Na escada?
– Sim, amor, na escada. Quer?
– Qual escada?
– A escada para o céu…
…
…
– A escada para o céu?
– Sim, vamos?
– E onde é que essa escada está?
– A escada para o céu?
– Sim.
– Onde nós quisermos.
– Ah… É uma metáfora, uma ima…
– Eu sei o que é metáfora!
– Ah…
– Mas não, não é metáfora, é escada mesmo. Eu adoro transar em escada, ‘cê não?
– Para fazer truz truz truz às pooooortas do céééu?
– Está cantando o quê?! ‘Tá doido? Truz truz nada, é p’a entrar mesmo. Na minha escada ninguém fica à porta!
– Na escada?
– Sim, amor, na escada. Quer?
– Qual escada?
– A escada para o céu…
…
…
– A escada para o céu?
– Sim, vamos?
– E onde é que essa escada está?
– A escada para o céu?
– Sim.
– Onde nós quisermos.
– Ah… É uma metáfora, uma ima…
– Eu sei o que é metáfora!
– Ah…
– Mas não, não é metáfora, é escada mesmo. Eu adoro transar em escada, ‘cê não?
– Para fazer truz truz truz às pooooortas do céééu?
– Está cantando o quê?! ‘Tá doido? Truz truz nada, é p’a entrar mesmo. Na minha escada ninguém fica à porta!
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