26 outubro 2012

Política e Pornografia

     Esse texto poderia ser a parte 4 dos pleonasmos, na sequência dos anteriores, porém, há uma diferença na proposta de discutir política e pornografia.
     Não preciso me aprofundar muito ao esclarecer que, para a maioria das pessoas, política é sinônimo de corrupção, picaretagem, populismo etc, enquanto vai além do que muitos podem imagina, pois está presente a todo momento em nossas vidas, enquanto comemos (há quem não tenha o que comer), quando viajamos (os lugares por que passamos, qual meio de transporte utilizamos...), como dormimos (há quem não tenha onde dormir adequadamente), e até no sexo. Já a pornografia, é unânime o seu significado relacionado ao sexo explícito, ao que é tido como atentado ao pudor, contrário à moral e aos bons costumes. Mas, pergunto: o que é mais imoral que a fome, a ganância, a violência, a exploração? É neste sentido que pretendo aqui falar um pouco a respeito da arte erótica e seu papel político.
     Equivocadamente as pessoas entendem que a literatura erótica tem como função primordial excitar o leitor. Esse pode ser um elemento presente em uma obra, mas não obrigatório. Parece estranho, mas já é uma verdade ao entendermos que o que é excitante para uns pode não ser para outros. Imaginemos, por exemplo, os tradicionais filmes pornôs. Nele há uma explícita imagética do desejo masculino, onde o feminino é mero objeto e não tem voz, não é capaz de exprimir seus anseios e ver saciado o seu prazer. Há um machismo presente na maioria dos filmes pornográficos, e aqui creio caber muito bem o nome 'pornográfico". Mas voltando a questão da excitação como sendo ou não sendo o objeto principal da literatura erótica, avalio algumas obras que tiveram como foco assuntos políticos. Cito, primeiramente, "As Mamas de Tirésia" e "As Façanhas de um Jovem Don Juan", de Apollinaire. Mais evidente ainda na segunda obra, o autor expõe sua preocupação nacionalista, em uma época de guerras, em que muitos homens eram mortos, a necessidade do incentivo do pais na geração de filhos, pois um país mergulhado no terror da guerra, com mulheres sem maridos e uma crescente redução da população masculina,  precisava ter uma política em que houvesse um descontrole de natalidade. Contudo, uma leitura superficial, classificaria as obras como textos eróticos com a finalidade da excitação. Pietro Arentino, um clássico da literatura erótica, teve como objetivo principal em seu trabalho, a crítica política e social da sociedade de sua época. Marques de Sade, que teve o termo sadismo originado do seu nome, porém uma origem errônea, por falta de entendimento de sua obra, pois, como alguns críticos afirmam, o trabalho de Sade foi mais filosófico do que literário, trazendo um crítica moral aos hábitos luxuriosos da nobreza e do clero. E como não citar as mulheres atuando em um papel principal, não como personagem de histórias, mas como autoras de obras que incentivaram as mulheres ao seu papel ativo na sociedade. Uma mulher que escrevia simplesmente não era lida. Usavam então pseudônimos masculinos (até há pouco tempo mesmo homens tinham de usar pseudônimos para publicar obras eróticas). John Stuart Mill, escritor e filósofo liberal, escreveu o livro "A Sujeição das Mulheres", em que atacou o pensamento machista que afirmava que as mulheres eram naturalmente incapazes de realizar certas atividades. Mas, é na obra de uma mulher que o movimento feminista vai se inspirar: "O Segundo Sexo", de Simone de Beauvoir. Na literatura, uma das mais famosas escritoras que espalhou ao mundo másculo e bélico a sexualidade feminina foi Anais Nin, deixando claro que mulher também queria fuder. Alguns aspectos são muito importantes em sua obra: tanto a linguagem utilizada, muitas vezes considerada de baixo calão pelos moralistas, como suas histórias que ainda hoje fazem as pessoas ficarem boquiabertas.
     No cinema, considero Tinto Brass o melhor cineasta na temática erótica. Foi capaz de fazer filmes com cenas de sexo absurdamente explícitas, às vezes mais fortes que em muitos filmes pornôs, mas deixando por trás de toda essa orgia o questionamento político. Mas a ignorância e hipocrisia da nossa sociedade ainda coloca a mulher como um objeto, ainda rejeita a sua sexualidade. Numa sociedade, como a brasileira, onde juízes, senadores, deputados, desembargadores etc., fazem suas orgias (sexuais e corruptas) dentro dos órgãos públicos, mulheres, como a advogada Denise Rocha (exonerada do seu cargo de assessora do senador Ciro Nogueira, que a demitiu após surgir na internet um vídeo em que ela fazia sexo) , são chamadas de putas.
     Abaixo, reescrevo uma parte da entrevista de Erika Lust para a Revista Marie Claire, cientista social e produtora de filme pornô cujo público alvo é a mulher, questionando a tradição de filmes produzidos para os homens:

Marie Claire – Você estudou ciência política na Universidade de Lund. Existe alguma relação entre o que você aprendeu na academia e seu trabalho atual?
Erika Lust - Total! É triste dizer, mas o sexo ainda é um assunto muito político: tanto quando falamos sobre as leis que regulam a produção e o consumo de pornografia, quanto na negociação dos assuntos públicos com a vida privada. Às vezes me sinto como um político quando eu estou representando uma pornografia alternativa, e espalhar uma mensagem feminina positiva da sexualidade, só porque eu estou mantendo uma imagem pública e tomando parte em um discurso social. Meu curso certamente me ensinou muito sobre a negociação, o pensamento crítico, e a relação entre governo e sociedade. Mas foi meu foco especial em feminismo que influenciou minha visão de mundo e, mais tarde, a direção que o meu cinema tomaria.

MC – E quanto às mulheres que gostam de sexo anal?
EL - Eu tenho evitado usar cenas de sexo anal, não só pelo fato de que mulheres não gostam (até porque, certamente, existem mulheres que apreciam) mas por ser algo obrigatório na indústria pornográfica convencional. Ao apelar para um público que quer algo diferente do que havia em pornografia até então, eu tento criar novas cenas e diferentes formas de sexualidade.


Obscenatório

Lua de fogo sem palavras


Perdi as palavras e as que restam tropeçam-me na língua
onde me crescem silvas e musgo...
Procuro-as no baú secreto das memórias,
mas desmaio nesta lividez
que me sustenta a alma...

Fujo do vento gelado que me desabotoa a blusa,
os mamilos endurecem no arrepio que me sobe pela espinha,
mas por dentro as chamas consomem-me de febre,
asfixiam-me neste suor frio e doentio...

Corro estrada fora como se voasse nesse sopro de Leste
que estremece as águas do rio e os campos de trigo,
toco as chaminés e as nuvens
e lá em cima a lua de fogo que me enlouquece!

Lua Cósmica
http://luacosmica.blogspot.pt

Confissão



Meninas WTF

25 outubro 2012

O que se passa na cama

(O que se passa na cama
é segredo de quem ama.)
É segredo de quem ama
não conhecer pela rama
gozo que seja profundo,
elaborado na terra
e tão fora deste mundo
que o corpo, encontrando o corpo
e por ele navegando,
atinge a paz de outro horto,
noutro mundo: paz de morto,
nirvana, sono do pénis.

Ai, cama canção de cuna,
dorme, menina, nanana,
dorme onça suçuarana,
dorme cândida vagina,
dorme a última sirena
ou a penúltima… O pénis
dorme, puma, americana
fera exausta. Dorme, fulva
grinalda de tua vulva.

E silenciem os que amam,
entre lençol e cortina
ainda húmidos de sémen,
estes segredos de cama.


Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)


Brigitte Bardot e Jean-Louis Trintignant em E Deus Criou a Mulher, de Roger Vadim, 1956


blog A Pérola

«Intróito de Verão ou Bocachada» - Patife

Não sejam porcalhões nem porcalhotas. Aposto que assim que leram "Bocachada" ficaram logo com a cabeça cheia de porcalhices a pensar em rodriguinhos linguísticos que metessem uma boca que era um achado, bocas todas escachadas ou bocas fechadas para eu escancarar com o Pacheco, não foi? Não? Então devo ter sido só eu, pronto. Mas não é nada disso. Há coisinhas muito bonitas. Da mesma forma que também há coninhas igualmente bonitas. E por estes dias peguei na viola em pleno cruzeiro e criei uma ode às coisinhas mais bonitas deste mundo, que assinala também o lema das minhas férias e o alcançar do objectivo de vida “A Volta ao Mundo em 80 Cricas”. Lembrei-me então de uma musiquinha muito bonitinha do B Fachada e pus-me a pensar que se o Bocage e o B Fachada fossem um só, haviam de ter criado estrofes singulares capazes de elevar o trovador português a um nível inestimável. E se o Bocage e o B Fachada fossem um só, haviam de ter cantado em uníssono coisinhas maravilhosas e bonitinhas assim. É carregar ali no link e cantar a nova versão dentro da cabeça.

Clique para ouvir esta pérola

Coninha pequenina

Coninha pequenina
Já te ouço a chamar por mim
Estejas escachada ou apertadinha
O Patife maluco dá conta de ti

Tu sabes de antemão
Que eu vou estragar a tua reputação
Coninha pequenina
Vou fazer-te as vontadinhas
Ai se vou
Ainda nem me conheceste
E já aprendeste
Que depois de te pinar me vou


Patife
Blog «fode, fode, patife»

Como surpreender uma mulher

«Posando en internet» - por Luis Quiles


"Hace unos dias hablando sobre retratos con una amiga que vive bastante lejos de mí...Yo quería dibujarla y ella quería posar para mí así que le sugerí posar por la webcam y la verdad es que fué bastante divertido. No es lo mismo que posar en vivo y cara a cara pero fué una experiencia bastante interesante.
Este es el resultado... retrato en estilo cartoon con estilo Lolita."


Luis Quiles

24 outubro 2012

Criador de moda



HenriCartoon

A pedido das meninas (e de alguns meninos), «Strip Search»

Não sei porquê, lembrei-me agora da frase final de uma anedota dos meus tempos de adolescência: "Tanta pólvora para tão pouco rastilho..."

Será um minete à moda do Minho?!

~
Anúncio dos Contactos do Diário de Coimbra - 2012-10-24

Será porque o grelito dela tem um piercing em filigrana de ouro?!
Alguém lhe pode telefonar e perguntar? É que eu não tenho saldo no telemóvel...

«sofás» - bagaço amarelo

Tenho um amigo com quem só estou de vez em quando, talvez duas ou três vezes por ano, mas com quem continuo conversas como se tivessem sido interrompidas apenas uma hora antes. Talvez seja um pouco estranho, mas quando o vejo é como se todos aqueles meses que estive sem o ver simplesmente desaparecessem. À superfície da minha memória vêm os últimos momentos em que estive com ele, e tudo o resta mergulha nas profundezas do meu cérebro como pedras no maior dos oceanos.
Ontem, por exemplo, quando me sentei num dos sofás que ele tem na cozinha (sim, ele tem dois sofás singulares na cozinha) tornei a levantar-me imediatamente para ir buscar a garrafa de uísque que ele tinha guardado numa das portas dos armários na última vez que lá estive, talvez há uns quatro meses. E lá estava ela, ainda a meio, à espera de despejar o seu conteúdo sobre as nossas palavras. Tirei também dois copos e servi-nos aos dois.
Quem decidiu pôr os dois sofás na cozinha não foi o André, assim se chama ele, mas sim a sua ex-mulher, quando os dois partilhavam aquele espaço durante a noite toda a seguir ao jantar, entre uma bebida e conversas ocasionais. Era, de facto, um casal que estava na cozinha mais do que noutra qualquer divisão da casa, e eu próprio cheguei a testemunhar isso.
Às vezes, nos dias que correm, ainda o vejo a tocar os sofás, em silêncio, como se assim pudesse também tocar um pouco do seu passado com ela. Mas não pode, e foi assim que ontem começámos mais uma conversa, precisamente onde tinha acabado a última há muito tempo atrás. No seu divórcio e nos motivos que o levaram a nunca mais conseguir estar com uma mulher. Dei o primeiro gole na garrafa de Bushmills (a garrafa ainda lá estava porque ele sabe que aquela marca de uísque é para as nossas conversas) e perguntei-lhe se ele, de facto, nunca tinha sentido uma atracção que fosse. Afinal de contas, concluí simplificando a coisa ao máximo, há tantas mulheres bonitas e interessantes por aí...
Ele também deu um gole prolongado antes de responder, como se tivesse a resposta toda na ponta da língua e quisesse apenas lubrificá-la antes de a transmitir. Foi então que me falou da tese mais estranha sobre paixão que já ouvi.
Diz ele que se farta de ver mulheres muito bonitas, cuja beleza o sufoca assim que as vê, mas que nunca tenta nada com elas porque simplesmente não acredita nesse tipo de paixão. A beleza é como o chocolate, disse, é doce mas pode enjoar. O André quer começar a sentir-se apaixonado por uma mulher apenas dois ou três meses depois de a conhecer. Devagarinho, como ele repetiu insistentemente, de forma a perceber que também ela se apaixona por ele da mesma maneira.

- Isso não é ser esquisito? - perguntei enquanto enchia de novo os copos.
- O Amor é como uma bola de neve. Se não estiver sempre a crescer, desfaz-se.
- É ser esquisito, sim. - concluí.
- Sabes porque é que somos amigos há mais de vinte anos? - Tocou de novo no sofá como se estivesse a tocar o passado, desta vez o nosso.
- Porque nos damos bem.
- Porque somos amigos lentos um com o outro. Não exigimos nada um do outro a não ser honestidade e companhia de vez em quando. É mais ou menos assim que eu me quero apaixonar, mas por uma mulher.

Dei-lhe uma certa razão na questão da bola de neve, embora por outro prisma. Vamos ficando cada vez mais exigentes com as relações que temos, e por isso talvez vá sendo cada vez mais difícil começar uma nova. Se eu acabasse a minha relação actual, não faço a mínima ideia do tempo que ia precisar para começar outra, concluí. Talvez muitos anos também. Depois fizemos silêncio, e será desse silêncio que nossa próxima conversa começará, talvez daqui a uns meses...


bagaço amarelo
Blog «Não compreendo as mulheres»

Unindo aula de ciências com educação sexual.

Eis uma bela forma de ensinar nos colégios a anatomia humana com educação sexual.


Obscenatório
obscenatorio.wordpress.com

E o gajo até tinha jeito para fazer bonecada...

Crica para veres toda a história
Manual do sexo


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