23 dezembro 2007
22 dezembro 2007
Dove - massacre
Não me canso de elogiar a «Campanha por Beleza Real» da Dove.
Desta vez, mostro-vos o anúncio "Onslaught" ("Massacre"), que termina com uma recomendação que subscrevo: "Fale com a sua filha antes que a indústria da beleza o faça".
Um dedo colocado na ferida, a juntar a tantos outros anúncios como os da pró-idade... da evolução... das filhas que se acham gordas... as cores verdadeiras...
É claro que há sempre quem vá mais longe, como nesta (r)evolução ou nesta paródia de (d)evolução.
Desta vez, mostro-vos o anúncio "Onslaught" ("Massacre"), que termina com uma recomendação que subscrevo: "Fale com a sua filha antes que a indústria da beleza o faça".
Um dedo colocado na ferida, a juntar a tantos outros anúncios como os da pró-idade... da evolução... das filhas que se acham gordas... as cores verdadeiras...
É claro que há sempre quem vá mais longe, como nesta (r)evolução ou nesta paródia de (d)evolução.
21 dezembro 2007
Bom fim de semana...
... e feliz na tal!
Foto: Jesus Coll
E até o OrCa ode, ele que há que tempos que não odia:
"toque intenso
penso eu
tão propenso
ao gineceu
mão mergulhada na carne
na busca de um outro céu
onde uma flor se encarne
pétalas rubras ao léu
de seiva doce e fremente
quem mas dera
digo eu..."
U Nelo tânbãe tãe dirêitu a odêre:
"Queim mas dera,
Dises tu,
No falar dises: digo éu
Çobre pétalas
A que shamas céu
Flores em carne
e coizas ao léu.
Ai melhér, o que te déu?
Onde tiveste iscondido?
Aparecesseres açim surjido
num de repentemente, que é,
pela puezia em doze de prosa
Eça grande purcaria
A que se shama
Elugiar a cova
Foste imbora çeim mais nada
E eu Nelo desgrassado
Ansiando por um teu bocado
O que apanho quando veins?
Neim uma çó dosse palavra
Neim um çó xicuração
É logo todo de língua baboza
Todo em verço todo em proza
pra´ eça coiza, minha Orca
ca nina Mad
poisou neste broshe
Um dedo da mão
que é um deboche
e que está, vê-çe intão,
a infiar todo na cova...
"
"A igreja católica no labirinto do sexo" - um artigo do DN muito interessante
"Uma razão fundamental do mal-estar em relação à Igreja provém da sexualidade. Desde o século XVIII, muitos terão iniciado o seu abandono, porque concretamente a confissão, patologicamente centrada no pecado sexual, esmiuçado até à exaustão, começou a ser sentida como invasão indevida da intimidade e ferindo inclusivamente os direitos humanos.
A Bíblia contém, dentro da literatura mundial, um dos mais belos hinos ao amor erótico: leia-se o Cântico dos Cânticos. Desde o início, no Génesis, se diz que a sexualidade é dom de Deus. Segundo a Bíblia, o ser humano não está dividido em corpo e alma, pois forma uma unidade. Na perspectiva cristã, o corpo não é desprezível, pois o próprio Deus assumiu a humanidade corpórea.
A gnose, o maniqueísmo, Santo Agostinho, a lei do celibato dos padres, misogenias, dualismos antropológicos, concepções do poder a reprimir o prazer: eis algumas das causas do mal-estar.
A emancipação feminina e a facilitação da possibilidade de separar actividade sexual e procriação foram determinantes para uma nova vivência da sexualidade.
A Igreja terá sempre dificuldade em ter uma palavra equilibrada sobre temática tão complexa como humana, uma palavra que não seja de bênção para o «vale tudo» nem de repressão da alegria do encontro de liberdades sexuadas.
Mas, sob o nome de Monsenhor Pietro De Paoli, alguém altamente posicionado na Igreja quis reflectir sobre problemas fundamentais dessa Igreja, facilitando a questão, mediante a forma de romance: Vaticano 2035. Trata-se de um cardeal que chega a Papa, depois de ter tido a experiência do casamento, da viuvez, de duas filhas que nem sempre cumprem as regras oficiais, de um cardeal homossexual.
O novo Papa toma apontamentos para uma futura encíclica sobre a sexualidade. Já não se tratará de condenações, mas de compreensão e de apelo a uma caminhada no respeito, no amor, no desejo de progredir em humanidade digna.
Começaria por relembrar o sentido profundo da sexualidade: «o primeiro bem do casamento é o amor.» A sexualidade pode e deve ser um lugar privilegiado de humanização e de aprendizagem da unidade do ser humano enquanto corpo e espírito. «É pelos nossos enlaces, união íntima do corpo e do espírito, que compreendemos, talvez da maneira mais próxima, o que significa o amor encarnado.»
Seguem-se alguns pontos de referência:
1. Embora a existência humana seja um caminho, devendo cada um responsavelmente examinar em consciência em que etapa se encontra, lembra-se que o exercício da sexualidade humana, antes de formar um laço conjugal, é uma forma não plena de sexualidade.
2. «Os seres humanos não se reproduzem, fazem amor.» É importante perguntar de que modo o exercício da sexualidade tem de facto o amor como fruto e de que modo dá fruto; «é certamente um critério de julgamento».
3. O exercício da paternidade e da maternidade responsáveis requer «um diálogo permanente, franco e sincero entre os esposos». Esse diálogo incidirá concretamente nos meios de assumir essa responsabilidade.
4. O homem e a mulher não são posse um do outro.
5. «A sexualidade homossexual é um facto comprovado em todas as sociedades humanas.» Que sabemos sobre a sua génese, as suas causas, a sua «natureza»? «Afirmamos que não desejamos julgar nem os comportamentos nem as pessoas: os pontos seguintes permitirão exercer um discernimento sobre o exercício de toda a sexualidade humana, incluindo a homossexual.»
6. «O meu corpo não é uma coisa, o corpo do outro não é um objecto.»
7. O exercício da sexualidade pressupõe «o respeito mútuo, a confiança e o consentimento de cada um».
8. «A sexualidade realmente humana não pode exercer-se no âmbito do constrangimento, da chantagem ou de uma relação tarifada.»
9. O exercício da sexualidade humana é feito de permuta de gestos e de intimidade revelada, «mas pressupõe antes uma troca de palavras».
10. «Violar a palavra dada, quebrar um compromisso, ser infiel são faltas graves.»
Anselmo Borges
padre e professor de Filosofia"
in DN online
A Bíblia contém, dentro da literatura mundial, um dos mais belos hinos ao amor erótico: leia-se o Cântico dos Cânticos. Desde o início, no Génesis, se diz que a sexualidade é dom de Deus. Segundo a Bíblia, o ser humano não está dividido em corpo e alma, pois forma uma unidade. Na perspectiva cristã, o corpo não é desprezível, pois o próprio Deus assumiu a humanidade corpórea.
A gnose, o maniqueísmo, Santo Agostinho, a lei do celibato dos padres, misogenias, dualismos antropológicos, concepções do poder a reprimir o prazer: eis algumas das causas do mal-estar.
A emancipação feminina e a facilitação da possibilidade de separar actividade sexual e procriação foram determinantes para uma nova vivência da sexualidade.
A Igreja terá sempre dificuldade em ter uma palavra equilibrada sobre temática tão complexa como humana, uma palavra que não seja de bênção para o «vale tudo» nem de repressão da alegria do encontro de liberdades sexuadas.
Mas, sob o nome de Monsenhor Pietro De Paoli, alguém altamente posicionado na Igreja quis reflectir sobre problemas fundamentais dessa Igreja, facilitando a questão, mediante a forma de romance: Vaticano 2035. Trata-se de um cardeal que chega a Papa, depois de ter tido a experiência do casamento, da viuvez, de duas filhas que nem sempre cumprem as regras oficiais, de um cardeal homossexual.
O novo Papa toma apontamentos para uma futura encíclica sobre a sexualidade. Já não se tratará de condenações, mas de compreensão e de apelo a uma caminhada no respeito, no amor, no desejo de progredir em humanidade digna.
Começaria por relembrar o sentido profundo da sexualidade: «o primeiro bem do casamento é o amor.» A sexualidade pode e deve ser um lugar privilegiado de humanização e de aprendizagem da unidade do ser humano enquanto corpo e espírito. «É pelos nossos enlaces, união íntima do corpo e do espírito, que compreendemos, talvez da maneira mais próxima, o que significa o amor encarnado.»
Seguem-se alguns pontos de referência:
1. Embora a existência humana seja um caminho, devendo cada um responsavelmente examinar em consciência em que etapa se encontra, lembra-se que o exercício da sexualidade humana, antes de formar um laço conjugal, é uma forma não plena de sexualidade.
2. «Os seres humanos não se reproduzem, fazem amor.» É importante perguntar de que modo o exercício da sexualidade tem de facto o amor como fruto e de que modo dá fruto; «é certamente um critério de julgamento».
3. O exercício da paternidade e da maternidade responsáveis requer «um diálogo permanente, franco e sincero entre os esposos». Esse diálogo incidirá concretamente nos meios de assumir essa responsabilidade.
4. O homem e a mulher não são posse um do outro.
5. «A sexualidade homossexual é um facto comprovado em todas as sociedades humanas.» Que sabemos sobre a sua génese, as suas causas, a sua «natureza»? «Afirmamos que não desejamos julgar nem os comportamentos nem as pessoas: os pontos seguintes permitirão exercer um discernimento sobre o exercício de toda a sexualidade humana, incluindo a homossexual.»
6. «O meu corpo não é uma coisa, o corpo do outro não é um objecto.»
7. O exercício da sexualidade pressupõe «o respeito mútuo, a confiança e o consentimento de cada um».
8. «A sexualidade realmente humana não pode exercer-se no âmbito do constrangimento, da chantagem ou de uma relação tarifada.»
9. O exercício da sexualidade humana é feito de permuta de gestos e de intimidade revelada, «mas pressupõe antes uma troca de palavras».
10. «Violar a palavra dada, quebrar um compromisso, ser infiel são faltas graves.»
Anselmo Borges
padre e professor de Filosofia"
in DN online
20 dezembro 2007
Pode um chefe babar-se? - por Ap
"Esta mensagem lida num blog muito divertido e que leio regularmente, deixou-me preocupado.
E porquê?
Bom, não sendo nem de longe nem de perto um personagem semelhante ao descrito na mensagem com a ligação aqui no «a funda São - serviço púbico», fico preocupado.
Quer na escolinha, quer na universidade dos grandes e depois nos sítios por onde trabalhei, sempre fui visto como o tipo que contava permanentemente umas graçolas.
Deixem-me ser mais preciso. Não eram graçolas parvas. Quer dizer, muitas vezes eram absolutamente parvas. Mas geralmente eram irónicas e faziam de mim uma espécie de bobo da corte.
O maluco a quem se permitem todas as verdades, desde que devidamente embrulhadas numa piada buçal ou fino recorte.
Esta aura sempre me valeu um alto grau de popularidade entre as mulheres.
E à falta de sólidos argumentos fisicos, sobrava o paleio fácil, o olhar doce e as graçolas.
Então porque me preocupa o post da São? Porque há algum tempo sou chefe. Isso. Chefe. E essa merda desses galões inibem essa loucura do bobo da corte que sou.
E pior, sou chefe de joviais, noviças e apetitosas estagiárias.
Será que me estou a babar?
Ap"
Publicado no blog Apalpar a propósito deste post aqui.
E porquê?
Bom, não sendo nem de longe nem de perto um personagem semelhante ao descrito na mensagem com a ligação aqui no «a funda São - serviço púbico», fico preocupado.
Quer na escolinha, quer na universidade dos grandes e depois nos sítios por onde trabalhei, sempre fui visto como o tipo que contava permanentemente umas graçolas.
Deixem-me ser mais preciso. Não eram graçolas parvas. Quer dizer, muitas vezes eram absolutamente parvas. Mas geralmente eram irónicas e faziam de mim uma espécie de bobo da corte.
O maluco a quem se permitem todas as verdades, desde que devidamente embrulhadas numa piada buçal ou fino recorte.
Esta aura sempre me valeu um alto grau de popularidade entre as mulheres.
E à falta de sólidos argumentos fisicos, sobrava o paleio fácil, o olhar doce e as graçolas.
Então porque me preocupa o post da São? Porque há algum tempo sou chefe. Isso. Chefe. E essa merda desses galões inibem essa loucura do bobo da corte que sou.
E pior, sou chefe de joviais, noviças e apetitosas estagiárias.
Será que me estou a babar?
Ap"
Publicado no blog Apalpar a propósito deste post aqui.
A propósito de dálias e recebêlias
"Agora São Rosas" - oferta da Guida
"Rosa Minha
Rosa minha que teimas ser flor
nas mãos que orvalham
de seiva cortada
És dos espinhos o silêncio,
espera e dor.
Gota do olhar
que mergulha no peito,
E teimas ser flor
e teimas ser espera
e calas a chama
do corte que te queima
Ai cor de sangue!
Ai cor da guerra
Ai quanto de verde
te devo ao colher-te
Ao querer-te para mim
Sabendo-te seiva da terra...
Charlie"
19 dezembro 2007
Arre, fêmeas!
"Lésbicas portuguesas casam-se em avião.
O enlace entre a Helena Paixão e a Teresa Pires será realizado hoje num voo Lisboa/Madrid."
A notícia no Portugal Diário
Não têm cão, caçam com rata
O enlace entre a Helena Paixão e a Teresa Pires será realizado hoje num voo Lisboa/Madrid."
A notícia no Portugal Diário
Não têm cão, caçam com rata
(para a guida)
“Tenho a mania dos dramas”, disse-me ela, depois de me ter dito outras coisas, dessas que a gente ouve como se estivesse à conversa com os nossos próprios pensamentos.
Eu não lhe disse que também tenho, não era preciso. Nem lhe disse que de poeta também só tenho a alma. Nem lhe disse que também me fui tornando exigentemente selectiva quando chega o momento de entregar uma chave de mim. Às vezes não é preciso dizermos nada. Às vezes outra mulher pode ser o espelho de nós mesmas, ou melhor, a imagem aperfeiçoada de nós mesmas. Às vezes com outra mulher podemos baixar as defesas e mostrar o medo e a celulite, a cobardia e os cabelos brancos, a insegurança e as mamas descaídas.
Espreitei-lhe os gestos e o perfil enquanto fumávamos na varanda, enroladas na velha manta de lã. Adivinhei-lhe os contornos escondidos, escutei-lhe o silêncio. Estendi-lhe a minha mão fria e vazia e ela guardou-a no seu corpo quente.
Depois, sem beijos nem carícias, as duas percebemos que de tão pouco se fazem os momentos de serenidade.
Eu não lhe disse que também tenho, não era preciso. Nem lhe disse que de poeta também só tenho a alma. Nem lhe disse que também me fui tornando exigentemente selectiva quando chega o momento de entregar uma chave de mim. Às vezes não é preciso dizermos nada. Às vezes outra mulher pode ser o espelho de nós mesmas, ou melhor, a imagem aperfeiçoada de nós mesmas. Às vezes com outra mulher podemos baixar as defesas e mostrar o medo e a celulite, a cobardia e os cabelos brancos, a insegurança e as mamas descaídas.
Espreitei-lhe os gestos e o perfil enquanto fumávamos na varanda, enroladas na velha manta de lã. Adivinhei-lhe os contornos escondidos, escutei-lhe o silêncio. Estendi-lhe a minha mão fria e vazia e ela guardou-a no seu corpo quente.
Depois, sem beijos nem carícias, as duas percebemos que de tão pouco se fazem os momentos de serenidade.
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