13 setembro 2021

Menires do Rochoso (Guarda) - um alerta pelo Jornal do Fundão e a posição da autarquia

Recentemente, o Jornal do Fundão publicou uma carta de um leitor a alertar para a destruição que ocorreu aos menires do Rochoso.
Escrevi este e-mail para a União de Freguesias do Rochoso e Monte Margarida: 

"Li recentemente uma carta enviada por Joaquim Vargas ao Jornal do Fundão e publicada por este jornal, sobre o desleixo e destruição a que estão sujeitos os dois menires no Rochoso.
Esta notícia fez-me recordar um episódio idêntico ocorrido com um monumento fálico no Ferro (Covilhã). A minha intervenção e da Arqueobeira, nessa altura, foi no sentido de alertar e pedir à Junta de Freguesia para tomar medidas para a sua preservação e colocação num local digno. A Junta de Freguesia do Ferro, na altura, respondeu aos nossos apelos e procedeu de uma forma muito correta, no caso reposicionando aquele monumento pré-histórico à fertilidade (como o são os dois menires do Rochoso) no jardim no centro da povoação.
Podem informar o que está a ser feito e/ou previsto para a reconstrução do menir derrubado e partido, assim como para a placa de sinalização?"

A resposta foi rápida e muito positiva:

"No seguimento do email que enviou e que agradecemos, uma vez que demonstra interesse pela causa pública, informamos que esta situação foi prontamente identificada pela União de Freguesias do Rochoso e Monte Margarida, tendo reportada para o Município da Guarda, entidade responsável pelo serviço municipal das águas que originou este dano grave no património da Freguesia. Esta situação foi igualmente reportada para a DRCC - Direcção da Cultura do Centro.
Segundo temos conhecimento esta situação foi analisada pelo Município, tendo já sido avaliada por técnicos do Município, por forma a fazerem a recuperação do Menir. 
Com os melhores cumprimentos,
António José Terras Simões
União de Freguesias do Rochoso e Monte Margarida"

Fico muito reconfortada por saber que o assunto está a ser tratado da forma correta, tendo em conta o valor inestimável desse património.
 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia