08 junho 2011
Que feio...
Foto: Tiavir
…e tão pouco erótico está este país.
Cinzento e com rostos caídos.
Os braços pouco ou nada gesticulam.
As pessoas estão cansadas desta fase imensa e enorme que retiram as forças até à alma.
Desacreditadas caminhamos como se mortos vivos nos tratassemos. Sem fé.
Já fomos mais felizes.
Não negociamos e acreditamos que o pouco é melhor que nada. E é bem verdade. Já não há carreiras ou profissões. Há trabalhos que tal como as casas já deixaram de ser para a vida.
Para a vida é a integridade que muitas vezes nos querem roubar mas é a única coisa que a par da alma é unicamente nossa. Hoje desdobramo-nos em desculpas para ganharmos coragem para seguir em frente quando na verdade só caminhamos para trás. A crise passou a fazer parte da família e já a tratamos por tu. Acompanha-nos como a nossa sombra mas completamente negra. Cabe-nos a nós conseguir traí-la e contorná-la mas ela sabe sempre usar aqueles néons enormes que riscam com cruzes os nossos sonhos. Um dia ainda irei a Roma, mas palpita-me que a magana vai comigo.
O desemprego faz-nos mais velhos e mais gordos e por essa razão que estamos cada vez menos eróticos. Nem a Primavera se revela para nos queimar as maçãs do rosto e nos mostrar que somos mais giros do que pensávamos.
07 junho 2011
A posta sem nome
Como estamos todos saturados de temas densos que em nada ajudam a malta a descontrair um bocado da crise opto hoje por um tema mais ligeiro, porquanto muito sério.
Em causa está a flagrante injustiça cometida para quem ao longo de milénios assumiu o ingrato papel de dar nomes às coisas e às pessoas. Quer dizer, somos todos muito rápidos a desdenhar de quem se esmifrou a olhar para um filho para concluir: meu filho, tens mesmo cara de Hideraldo. Ou minha filha, toda tu és Ermengarda. Mas nesse desdém imediatista esquecemos a angústia de quem se vê a braços com tamanha responsabilidade.
Recuemos um pouco no tempo (pouco, porque estas coisas do tempo são muito relativas em termos cósmicos) e vistamos a pele (de mamute ou assim) do primeiro gajo a olhar embevecido para aquele espaço mágico entre as pernas da sua neandertala, encantado, e a querer louvá-la.
No meio dos seus grunhidos pré-históricos de aflição por não saber que nome dar àquilo, imaginemos o que terá saído para que, muito tempo depois, alguém considerasse vagina o nome mais adequado.
Não domino dialectos do tempo das pinturas de Foz Côa, mas não deixo de pasmar perante o que terá saído da boca daquela criatura peluda para virmos a baptizar o tal espaço sagrado com um nome tão complicado de pronunciar e sem piadinha nenhuma.
Mas a minha admiração abrange também a posterior adopção de nomes alternativos. Notem bem: alguém deu cabo da tola a pensar em nomes suplementares para algo já devidamente catalogado num conjunto de sons qualquer.
Ah e tal, vagina é um nome que não lembra ao caralho (já vão perceber porque acabo de me exceder na linguagem). Eu olho para aquilo e só me ocorre cona.
E toca de espalhar a nova terminologia pelos amigos do bairro chunga até a coisa (o nome da coisa) chegar aos ouvidos da elite pensadora da sua época.
Claro está que quem abraçou o nome original reclamou de imediato a patente imaginária e terá desabafado com os mais próximos: atão um gajo aqui a dar voltas ao miolo para arranjar um nome para aquilo e vem-me aquele primogénito de uma meretriz inventar um nome novo? Tenho que providenciar de imediato um esquema eficaz para a respectiva conspurcação! Vamos espalhar o boato de que se trata de uma asneira, de uma ordinarice que não se pode tolerar, de um pecado mortal.
Mas o que é certo é que a designação pirata acaba provavelmente por ser a mais utilizada no quotidiano de todos nós os que usufruímos dos nomes que não precisámos de inventar, até porque não soa muito razoável e ainda menos estimulante a pessoa, em pleno acto, sair-lhe um vou comer-te essa vagina toda. Não sei se a questão é fonética ou semântica ou se tem apenas a ver com o fruto proibido inerente ao palavrão como o entendemos, mas a verdade é que quem inventou o termo cona parece ter tido maior acerto na sua opção.
Isto não invalida o reconhecimento da relevância dos autores de quaisquer nomes, bem vistas as coisas.
Não levam a sério o assunto e acham que é fácil dar nomes às cenas?
Então tentem colocar-se na posição do primeiro gajo que olhou para, sei lá, um calhau. Ou para a pila do tal mamute prestes a ser esfolado para cobrir, entre outras, as partes pudibundas dos nossos antepassados das cavernas, e percebeu que se tratava da mesma coisa (do mesmo coiso) que ele pretendia agasalhar, perante o olhar interessado da fêmea a quem pretendia dar com a moca na tola, e precisou de arranjar assim de repente um nome comum para designar os dois pénis em apreço num conveniente plano de igualdade linguística…
Percorri-te
A sensualidade esvai-se
por todos os poros
da nossa pele.
Assim te encontrei,
assim te percorri
e assim gozei
os beijos, o cheiro,
tudo o que quis.
Na tua boca, as palavras
falam de sexo.
Poesia de Paula Raposo
Quadro em metal com moldura em madeira
As tropas napoleónicas faziam mesmo estragos por onde passavam.
Quadro com 18 x 12 cm (só a parte metálica) e 530 gramas.
Quadro com 18 x 12 cm (só a parte metálica) e 530 gramas.
06 junho 2011
Não está ali dito que a banana é um alimento da São!
Rabo de palha
«No meu tempo», na minha terra, quando se fazia a matança do porco, depois de matarem o bicho (os guinchos, gritos do porco ainda hoje me arrepiam) faziam outra coisa que já na altura, criança, me fazia muita confusão: torciam um molho de palha e enfiavam no cu do porco, rodando como chave de parafusos. E repetiam aquela operação até a palha sair limpa. Só mesmo o Shark (nos comentários deste post) para me fazer descrever esta nódoa nas memórias da minha infância.
05 junho 2011
«Ó simpático, vai um tirinho?» - livro de Carlos Pedro
Tive o prazer de conhecer o Cápê (Carlos Pedro), "o único poeta natural de Oeiras", nas Noites com Poemas organizadas pelo Jorge Castro.
Os textos e poesias do Cápê são impróprias para políticos correctos, o que significa que qualquer pessoa os pode - e deve - ler.
Deste livro consta a «Tomada de posse», que o Jorge Castro nos leu nessa noite:
"Tomada de posse
No dia da
tomada de posse
o 1º ministro na casa de banho
ao espelho
sacudiu das calças
com as costas da mão
um pintelho*
ensaiou o sorriso
e o discurso
- o poder
o podeeer
o po-der
não gostando
do que ouviu
levou um dedo
ao canto da boca
repuxou-a
e repetiu
- o foder
o fodeeer
o fo-der
porque se
estão a rir?
é isto
que nos
está a fazer!!!"
E também este:
"Apesar de Abril
(ao meu filho)
Vivo num país
aonde é perigoso
ser criança
Vivo num país
aonde é perigoso
ser mulher
Vivo num país
aonde os velhos
pedem licença
para viver
Vivo num país
aonde a classe
política cada vez
mais se abasta
mentindo com
todos os dentes
mesmo os
desdentados
os descarados!
Vivo num país
de castrados"
Este livro já está na minha colecção, com uma dedicatória de alto gabarito:
* no original está "pentelho" mas aqui mando eu.
Os textos e poesias do Cápê são impróprias para políticos correctos, o que significa que qualquer pessoa os pode - e deve - ler.
Deste livro consta a «Tomada de posse», que o Jorge Castro nos leu nessa noite:
No dia da
tomada de posse
o 1º ministro na casa de banho
ao espelho
sacudiu das calças
com as costas da mão
um pintelho*
ensaiou o sorriso
e o discurso
- o poder
o podeeer
o po-der
não gostando
do que ouviu
levou um dedo
ao canto da boca
repuxou-a
e repetiu
- o foder
o fodeeer
o fo-der
porque se
estão a rir?
é isto
que nos
está a fazer!!!"
E também este:
(ao meu filho)
Vivo num país
aonde é perigoso
ser criança
Vivo num país
aonde é perigoso
ser mulher
Vivo num país
aonde os velhos
pedem licença
para viver
Vivo num país
aonde a classe
política cada vez
mais se abasta
mentindo com
todos os dentes
mesmo os
desdentados
os descarados!
Vivo num país
de castrados"
Este livro já está na minha colecção, com uma dedicatória de alto gabarito:
* no original está "pentelho" mas aqui mando eu.
Tábua de salvação
Escuta-me
Tudo é relativo
uma tábua de salvação é vida
mas o mar revolto não é eterno
a areia surge morna, um céu sem relâmpagos
e a tábua muda de nome
chama-se destroço e, esquecida, deriva
na eternidade da solidão.
Por favor, escuta-me
O mar agita-se, está manso, depois vivo
tudo corre, tudo muda e um barco afunda
em cada regresso do Inverno
vamos ser os dois náufragos
a mesma sorte, a mesma sede, a mesma fome
a areia surgirá mais quente, mais viva
a tábua chama-se coração.
Tudo é relativo
uma tábua de salvação é vida
mas o mar revolto não é eterno
a areia surge morna, um céu sem relâmpagos
e a tábua muda de nome
chama-se destroço e, esquecida, deriva
na eternidade da solidão.
Por favor, escuta-me
O mar agita-se, está manso, depois vivo
tudo corre, tudo muda e um barco afunda
em cada regresso do Inverno
vamos ser os dois náufragos
a mesma sorte, a mesma sede, a mesma fome
a areia surgirá mais quente, mais viva
a tábua chama-se coração.
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