Peça trabalhada em madeira com mecanismo articulado.
Origem: Ásia?
A partir de agora na minha colecção.
Casal asiático from São Rosas on Vimeo.
31 dezembro 2013
30 dezembro 2013
«respostas a perguntas inexistentes (262)» - bagaço amarelo
- Quantos?
- Cabem todos numa só mão.
- Então fecha-a e guarda-os.
Regresso a um baloiço velho, já velho quando eu era criança, onde os dias baloiçavam numa tontura desigual. Era a Helena, que ia sempre mais alto do que eu e depois punha-se em pé. Chegava a ficar na horizontal, quando atingia a altura máxima atrás ou à frente e eu, com medo, a dizer-lhe que não me apetecia baloiçar. Quando o fiz, caí, e ela saltou lá de cima para me secar as lágrimas. Deu-me a mão para me ajudar a levantar e eu fechei-a, para guardar a sensação do toque dela.
Regresso a uma incerteza que nada sôfrega no meu copo de uísque.
- Lembras-te de mim?
bagaço amarelo
Blog «Não compreendo as mulheres»
Luís Gaspar lê «Para atravessar…» de Sofia de Mello B. e Andresen
Para atravessar contigo o deserto do mundo
Para enfrentarmos juntos o terror da morte
Para ver a verdade para perder o medo
Ao lado dos teus passos caminhei
Por ti deixei meu reino meu segredo
Minha rápida noite meu silêncio
Minha pérola redonda e seu oriente
Meu espelho minha vida minha imagem
E abandonei os jardins do paraíso
Cá fora à luz sem véu do dia duro
Sem os espelhos vi que estava nua
E ao descampado se chamava tempo
Por isso com teus gestos me vestiste
E aprendi a viver em pleno vento
Sofia de Mello B. e Andresen
(Porto, 6 de Novembro de 1919 — Lisboa, 2 de Julho de 2004)
foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.
Ouçam este texto na voz d'ouro de Luís Gaspar, no Estúdio Raposa
Para enfrentarmos juntos o terror da morte
Para ver a verdade para perder o medo
Ao lado dos teus passos caminhei
Por ti deixei meu reino meu segredo
Minha rápida noite meu silêncio
Minha pérola redonda e seu oriente
Meu espelho minha vida minha imagem
E abandonei os jardins do paraíso
Cá fora à luz sem véu do dia duro
Sem os espelhos vi que estava nua
E ao descampado se chamava tempo
Por isso com teus gestos me vestiste
E aprendi a viver em pleno vento
Sofia de Mello B. e Andresen
(Porto, 6 de Novembro de 1919 — Lisboa, 2 de Julho de 2004)
foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.
Ouçam este texto na voz d'ouro de Luís Gaspar, no Estúdio Raposa
29 dezembro 2013
Target
A sua presença impunha-se pelo corte de cabelo, o pólo Sacoor ou Giovanni Galli, o vinco das calças e um perfume da Boss, com o ar triunfante de quem vai pelo menos três vezes por semana ao ginásio e faz as comprinhas todas na centralidade do Corte Inglês.
Era fácil notá-lo assim alto e espadaúdo naquela vernissage de um artista plástico em ascensão de alguma forma acentuado pela voz de cama com que pronunciava com licença e obrigado ao pegar nos mini-croquetes ou tostinhas com patê, antes de os deglutir.
Entre um sumo de laranja e um moscatel de Setúbal geladinho consegui averiguar que aquele segmento percebia tanto de pintura quanto eu entendo de costura ou bordados embora a amizade mantida desde a infância com o autor o obrigassem a comparecer ali e além do mais, a sua voz continuava macia como pêlo de gato e assustadoramente quente como chocolate derretido.
Deixei-o debitar um rol de frases feitas sobre o sol, a praia, melhores sítios de férias até que alguns erros de pronúncia me perfuraram os tímpanos. Não estava no meu plano levar o corrector ortográfico para a cama mas sou obrigada a reconhecer que mesmo na pressa de apalpar a carninha toda a um gajo, colar a pele dele à minha e absorvê-lo como água de um cantil, não sujeito os meus ouviditos a fífias.
Fugi a pretexto de um amigo acabadinho de chegar porque, definitivamente Senhor Doutor, ele não era o meu target.
Era fácil notá-lo assim alto e espadaúdo naquela vernissage de um artista plástico em ascensão de alguma forma acentuado pela voz de cama com que pronunciava com licença e obrigado ao pegar nos mini-croquetes ou tostinhas com patê, antes de os deglutir.
Entre um sumo de laranja e um moscatel de Setúbal geladinho consegui averiguar que aquele segmento percebia tanto de pintura quanto eu entendo de costura ou bordados embora a amizade mantida desde a infância com o autor o obrigassem a comparecer ali e além do mais, a sua voz continuava macia como pêlo de gato e assustadoramente quente como chocolate derretido.
Deixei-o debitar um rol de frases feitas sobre o sol, a praia, melhores sítios de férias até que alguns erros de pronúncia me perfuraram os tímpanos. Não estava no meu plano levar o corrector ortográfico para a cama mas sou obrigada a reconhecer que mesmo na pressa de apalpar a carninha toda a um gajo, colar a pele dele à minha e absorvê-lo como água de um cantil, não sujeito os meus ouviditos a fífias.
Fugi a pretexto de um amigo acabadinho de chegar porque, definitivamente Senhor Doutor, ele não era o meu target.
28 dezembro 2013
«Das trocas» - João
"O cérebro avalia o valor das coisas através de comparações. Isto é algo que está bem estabelecido, não constitui surpresa nem novidade, e portanto assumo que o meu, igual a todos os outros (a uns mais que outros, concedo), também funciona assim. Comparo para perceber o valor. E, se o faço assim, sinto-me na posse de tudo quanto preciso para refutar uma ideia que em tempos me venderam, com relação às mudanças vividas nos relacionamentos amorosos: a ideia de que uma mudança numa relação não pode ser uma troca. Dito de outro modo, quiseram em tempos dizer-me que nunca corre bem deixar uma pessoa para ficar com outra. Que é melhor deixar alguém, ficar sozinho, e só mais tarde conhecer outra pessoa que nos interesse.
Não concordo – como não concordei à época – com essa visão, porque me parece inevitável que a troca ocorra. A única diferença é ser uma troca de uma presença por outra presença, ou de uma presença por uma ausência. Mas é sempre uma troca. É inevitável. É a forma como funcionamos e raramente fazemos algo para ficar pior. Não estamos desenhados para procurar o sofrimento e o dano pessoal. Estamos orientados para procurar o melhor para nós e aquilo que nos cria maior felicidade, e portanto estamos sempre a avaliar o valor das coisas, com maior ou menor perspicácia conforme os instrumentos que tempos. Mas sempre a avaliar, a comparar, a procurar. Assim, dizer a alguém que é mau mudar a vida fazendo trocas de pessoas, é desafiar a forma como os nossos cérebros funcionam. As nossas opções são sempre trocas."
João
Geografia das Curvas
Não concordo – como não concordei à época – com essa visão, porque me parece inevitável que a troca ocorra. A única diferença é ser uma troca de uma presença por outra presença, ou de uma presença por uma ausência. Mas é sempre uma troca. É inevitável. É a forma como funcionamos e raramente fazemos algo para ficar pior. Não estamos desenhados para procurar o sofrimento e o dano pessoal. Estamos orientados para procurar o melhor para nós e aquilo que nos cria maior felicidade, e portanto estamos sempre a avaliar o valor das coisas, com maior ou menor perspicácia conforme os instrumentos que tempos. Mas sempre a avaliar, a comparar, a procurar. Assim, dizer a alguém que é mau mudar a vida fazendo trocas de pessoas, é desafiar a forma como os nossos cérebros funcionam. As nossas opções são sempre trocas."
João
Geografia das Curvas
27 dezembro 2013
Amores galácticos
Ela é uma mulher tão distante, tão inacessível, que já só consigo alimentar por ela um amor plutónico.
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