03 setembro 2016

«Fazer amor com controle» - por Rui Felício

Vai para dez anos fui parar ao Hospital de Santa Maria com uma tensão arterial altíssima. Estive umas horas no Banco de Urgências a fazer sucessivas medições da pressão arterial, ao mesmo tempo que os médicos de serviço me iam fazendo engolir comprimidos nem sei bem para quê. Lembro-me apenas de, a certa altura, também me terem dado uma injecção (tenho um pavor terrível de levar injecções...) com a finalidade de me obrigar a urinar.
Explicaram-me que a expelição da urina pode facilitar a descida da pressão arterial. Não me doía nada, sentia-me relativamente bem, mas os valores das medições continuavam altos. A médica de serviço disse-me:
- Não posso deixá-lo sair daqui com a tensão arterial tão elevada. Corre o risco de lhe dar alguma coisa já à saída do Hospital e voltar aqui com algum problema grave. Vai ter que ficar aqui em observação, esta noite.
- Ok. Respondi eu. A Doutora é que manda (era gira, ainda por cima...)
Permaneci até às quatro da manhã no SO e depois mandaram-me para uma enfermaria com a tensão arterial já estabilizada.Foi uma noite interessante enquanto estive no SO, ligado por uma data de tubos a uma máquina cheia de gráficos, para mim completamente ininteligíveis. De vez em quando era visitado por um grupo de estagiárias novinhas, bem parecidas e simpáticas que me faziam perguntas e se divertiam com as respostas que eu às vezes lhes dava.Bom, no dia seguinte depois de almoço uma médica veio ter comigo à enfermaria, conversámos e ela disse-me que me ia dar alta acompanhado com uma receita de uma série de comprimidos para ir tomando.
--------------------------------------------------
Homem tatuado tendo
em relevo, no seu peito e
barriga, um casal a fazer amor
Estatueta em madeira
Nepal?
Colecção de arte erótica «a funda São»
Daí a 15 dias voltei ao Hospital para uma consulta que tinha ficado marcada pela médica. Auscultou-me (até gosto de ser auscultado, o que detesto é levar injecções...). Disse-me que estava tudo normal e que me ia mandar fazer uns exames (detesto fazer exames sem me darem tempo para eu estudar, mas enfim...).Perguntei-lhe quais seriam as precauções que devia ter no que respeita à alimentação.Mandou-me reduzir ou mesmo eliminar o sal, as carnes com demasiadas gorduras, enfim essas coisas que todos já ouvimos falar... E, claro, que deixasse de fumar (coisa que ainda ando a ganhar a coragem necessária para o fazer...).
Não me falou numa coisa que me preocupava e que para mim não é menos importante que a alimentação e o tabaco.
Perguntei-lhe:
- Doutora, e sexo?
E ela, franzindo o sobrolho:
- Diga?!
Retorqui-lhe, explicando:
- Sexo, Doutora! Fazer amor! Na minha ignorância de medicina, parece-me que a tensão arterial pode descontrolar-se quando se faz amor. E queria que me dissesse que precauções devo tomar.
Ela esclareceu e recomendou:
- Bom, são coisas naturais a que o organismo se adapta, não havendo razão para medidas especiais, mas reconheço que nada custa prevenir os riscos. Recomendo-lhe que, nesses momentos, mantenha algum controle da tensão, evitando excessos e exageros.
Como sou obediente, desde então, tento fazer amor (quando calha...) com o medidor de tensão apertado no meu braço e o tubo ligado a um monitor que comprei e mandei pendurar na parede do quarto, para onde olho de vez em quando, fazendo o que a médica mandou:
Controlando a tensão arterial que o monitor vai indicando...

Rui Felício
Blog Encontro de Gerações
Blog Escrito e Lido