03 abril 2014

meu amor

saberás, meu amor
o quanto preciso 
do teu toque, 
do teu abraço?

Cantigas das feiras

A Teresa Bizarro, que já tinha oferecido cinco pérolas de José Vilhena para a minha colecção, encontrou nos seus papéis umas 'cantigas' que lhe "foram oferecidas há mais de quarenta anos, com uma letra malandreca, mas muito decentinha" e que "foram cantadas em feiras pelo norte do país há muitos anos". E explicou-me a origem:

"A história, que me foi contada pela senhora, é a seguinte:

A Letinha, filha de uma família de lavradores ricos do norte do país, nasceu cega, há mais de cem anos.
Com pouco o que ensinar a uma menina cega, os pais mandaram a pequena aprender música; como ela me contava: «quiseram ensinar-me uma coisa que se encavava debaixo dos queixos, mas eu não gostei daquela merda!»
Deu preferência à viola, que tocava muito bem, ouvi-a eu, já ela tinha mais de oitenta anos.
A Letinha cresceu, com uma ranchada de irmãos e, em determinada altura, apareceu um marmanjão que se propôs casar com ela e dar-lhe uma 'bela vida' - com o dote que os pais lhe deram, evidentemente.
Quando o dote acabou (em putas e vinho verde) e os filhos entretanto nascidos continuavam a pedir pão, ele tratou de a pôr a render: arranjou-lhe umas cantilenas mais ou menos desbragadas e, segundo ela dizia, a 'toque de muita porrada' obrigou-a a cantar e tocar pelas feiras de Trás-os-Montes, coisa que ela fez até ao dia em que acordou e o sentiu gelado na cama.
Ainda lhe perguntou: ó homem, tu mijaste-te? Mas como ele nem se mexeu, nem lhe respondeu, percebeu que o filho da puta já se tinha passado para o lado de lá...
Passou então a viver com os filhos, já todos crescidos e deixou as cantigas - mas passou-as à neta mais velha e a mim, com a história que nos contou enquanto fazia meias com cinco agulhas sem errar nas malhas!

Como vês, uma historieta singela, igual a tantas outras que se ouvem por aí, mas que me foi contada (e as cantigas cantadas, acompanhadas pela viola) em primeira mão e nunca esqueci. A Letinha morreu há cerca de quarenta anos.

A história da Letinha, foi-me contava por ela mesma, em 1971 e confirmada pela filha mais velha, com quem ela viveu nos últimos anos; as cantigas, foram-me 'cantadas' acompanhadas à viola, em dois serões inesquecíveis e, dias depois, ditadas à neta mais velha, que as dactilografou para mim. Tiveram que ser lidas depois de dactilografadas, por isso há uma parte acrescentada à mão numa delas: a Letinha tinha-se esquecido desse pedaço da cantiga...Eu preferi oferecer os 'documentos' tal como me foram entregues, acrescidos de umas manchas de um Porto de 1958 cuja garrafa se partiu sobre a caixa onde guardava estas e outras 'preciosidades'.
Só não ofereço a fotografia que tenho com a Letinha...
Exactamente por pensar que as cantigas não valem nada sem a história de vida da Letinha, é que eu a contei..."


As letras dessas cantigas das feiras passaram a fazer parte da colecção de arte erótica «a funda São»:



Desacordo ortográfico (2)

Orgasmo? Parece mais a designação de uma dor de dentes.

02 abril 2014

A girafa sem cabeça


La girafe sans tête I NicolasGavino.com from Nicolas Gavino on Vimeo.

«Deste frio que te traz a mim» - João

"Vem-me à memória um dia pleno de Sol, como alguns destes por entre os quais me atiro sem mover, com vento e com frio cortantes, como alguns destes por entre os quais me catapulto sem capacete. Afastaste-te de mim, de cabelos ondulantes. Caminhaste para longe, ora de braços pendentes, ora de mãos nos bolsos, de botas castanhas que num ou noutro momento pontapearam pedritas inocentes que se cruzaram contigo. Eu estava ao longe, a ver-te. Peguei no teu casaco, que tinha ficado esquecido no meio de frases curtas, e caminhei até ti. Para não teres frio. Para não ficares doente. E depois voltei para onde estava, sempre de olhar fixo em ti.

Vêm-me à memória os dias frios, gelados, como hoje, como agora. As minhas mãos sempre ficam mais quentes quando o ar corta. Escaldam. A superfície que tocam é sempre maior do que a que ocupam. Estas mãos que aquecem, que confortam, são a pele que toca a tua. É seda contra seda, num deslize de peles que se contraria quando se aperta com força, quando os dedos tentam evitar que a pele se escape, e podia ter sido hoje, como ontem, como em qualquer dia, desta memória que transforma os momentos em películas contínuas, fotogramas de desejo e risos, muitos risos, um medicamento que cura e faz esquecer as torturas dos dias pálidos.

E enquanto caminho, sozinho pela rua, com as mãos a escaldar desafiando o frio que o ar tem, invade-me um sorriso que te tem lá dentro, saboreio os teus sabores recordados, e enquanto meneio a cabeça numa espécie de discordância, pensando aquele clássico de não existires, vejo que o mundo tem muita gente, tem muitas coisas, tem de tudo para todos e para todos os gostos, e depois tem-te a ti. E isso é único."

João
Geografia das Curvas

Grandessíssimo arraial de cona

«Os reis da Pérsia admitiam as suas mulheres nos festins; porém, quando o vinho lhes aquecia o cérebro, quando já davam rédea solta à voluptuosidade, enviavam-nas para as suas habitações particulares para não as fazerem participar nos seus apetites imoderados, e faziam-se acompanhar por outras mulheres, às quais não os ligava nenhuma obrigação de respeito. Todos os prazeres e todas as coisas agradáveis não convêm por igual a toda a espécie de gente.»

in Ensaios, Michel de Montaigne

«conversa 2058» - bagaço amarelo

Ela - Detesto homens incapazes de ter discussões com mulheres.
Eu - Todos os homens são capazes de ter discussões com as mulheres.
Ela - O meu marido não é.
Eu - Olha que é. Pode é ter chegado à conclusão que não vale a pena discutir contigo. Aliás, pelo que eu conheço de ti, não vale mesmo a pena discutir contigo.
Ela - Não vale a pena discutir comigo?!
Eu - Não, não vale. Nunca dás o braço a torcer, mesmo que seja óbvio que não tens razão.
Ela - Mesmo que isso seja verdade, prefiro que ele discuta.
Eu - Mas para que é que ele vai discutir contigo, se sabe que não vale a pena?
Ela - Para isso mesmo, para discutir..


bagaço amarelo
Blog «Não compreendo as mulheres»

01 abril 2014

Desacordo ortográfico

"Masturbação". Isto tem algum jeito?

Eva portuguesa - «Lembras-te?»

Diz-me...
O que te faz estar vivo hoje?
O que faz o teu coração bater mais forte?
O que te faz sentir as gotas de chuva a escorrer pelo teu cabelo e os raios de sol a beijar a tua pele?
O que é que, neste exacto momento, te apetece fazer, sentir e agarrar?... Serei Eu?...
O que te tira o sono e te faz sonhar?... Será a recordação do Meu cheiro,do Meu toque?...
Lembras-te do que é querer desesperadamente, urgentemente?
Lembras-te de quando a vontade é tal que não pode esperar?
Lembras-te?
Ou precisas que vá aí recordar-te?

Posso recordar-te se vieres até mim...Estou cá para ti. Hoje. Todos os dias sem excepção.
Entre as 10h e a 1h da manhã.


Eva
blog Eva portuguesa - porque o prazer não é pecado

«Noiva-borboleta» - Susana Duarte








.a noiva-borboleta inventa voos e desenha rabiscos no papel de rascunho.
.na noite silente, acaricia os dedos finos e inscreve o azul no seu sonho.
.no dia mais longo, inventa canções e desassossegos da ternura e da dor.
.a noiva-borboleta inventou as amoras da criação e da noite e do amor.
.na noite mais longa, escreve solidão nos dedos das aves e nas asas-som.
.no dia sereno, inventa uma dança e dança uma música de um só tom.
.espera serena a presença da aurora e a paz de noites de fogo de outrora.
.a noiva-borboleta sabe das nuvens brancas da espera e do ventre da terra.
.a noiva-borboleta dança um tango sedutor, olhar das cores do mar e da serra.
.nua, a noiva-borboleta dança sob a chuva e ilumina, em si, um arco-íris.
.os seus olhos iridescentes brilham do azul que neles vive,
pescando sonhos na maré lunar.

Susana Duarte
"Pescadores de Fosforescências"
Alphabetum Edições Literárias
Dezembro de 2012

Relembrando os videos de apresentação da minha colecção - 4 - Proibições que são hinos à vida

Quarto vídeo de apresentação de «a funda São» - colecção (muito) particular de arte erótica, de Setembro de 2011, com outro poema de Jorge Castro lido pela voz de ouro de Luís Gaspar (do Estúdio Raposa).
As peças apresentadas fazem parte de um espólio com mais de 3.000 objectos e mais de 1.700 livros com a temática do erotismo e da sexualidade.
A música do genérico é «Sometime Ago», de Bill Evans (do álbum «You must believe in spring»).
A produção e a realização do video são de Joana Moura.

Visita a página da colecção no Facebook (e, já agora, também a minha página pessoal)