02 outubro 2011

Parabéns, Umbelina Barros. Pela arte e pela coragem!

E-mail que enviei agora mesmo para Umbelina Barros, a autora da instalação «A Garrafa» no Mercado do Peixe, em Aveiro, que tanta polémica deu e que foi de lá retirada, "a pedido de várias famílias" que consideram a sexualidade como algo de vergonhoso:

"Encontrei o seu contacto de e-mail através das várias notícias sobre a sua obra «A Garrafa», que me permitiram conhecer o seu blog Depois da Terra.
Colecciono arte erótica há mais de 25 anos. Tenho mais de 2.000 objectos de todo o mundo e mais de 1.600 livros na temática do erotismo e da sexualidade.
Tenho, há 8 anos, um blog dedicado ao erotismo: a funda São, em http://blog.afundasao.com.
Faço parte da Confraria do Príapo desde a sua fundação.
Procuro, há alguns anos, um espaço de exposição permanente para a minha colecção. Para mim, o local ideal para isso seria a cidade das Caldas da Rainha, pelo contexto cultural que me parece ser o mais adequado. Infelizmente, não consigo que a Câmara Municipal das Caldas da Rainha avance numa parceria comigo para a criação desse espaço, apesar de pontualmente receber sinais de interesse. Certo é que, até agora, nunca se concretizaram.
Os meus contactos com autarquias de outras cidades sempre me levaram a pensar que dificilmente entidades públicas aceitariam criar um espaço de arte erótica e que, caso o fizessem, teriam muitas vozes contra.
Tudo isto para enquadrar o que pensei quando li, na semana passada, uma notícia sobre a sua instalação no Mercado do Peixe em Aveiro: “Aquilo vai dar muito barulho, pois Aveiro não está habituada a isto”. E deu. Nada que me admire. Admiram-me, sim, tanto a sua arte como a sua coragem. Tal como a coragem que teve a vereadora da Cultura da Câmara de Aveiro. Mas duvido que tão cedo ela volte a ter ou apoiar uma iniciativa do género…
Se um dia eu conseguir um espaço de exposição permanente da minha colecção - e o que eu tenho tentado… - terei todo o prazer de apresentar esta sua instalação e outras peças suas de arte erótica, a título temporário ou permanente, assim esteja nisso interessada.

Um beijo desta sua admiradora
São Rosas"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia