11 julho 2020

O crime do padre Amaro (cenas da vida devota)

Eça de Queiroz, Lello & Irmão - Editores, Porto, 2ª edição, 1950.
Exemplar que era do professor Rogério. Tem um carimbo dele nas 1ª e 361ª páginas. Idêntico a AFS1671. Livro escrito entre Outubro de 1878 e Outubro de 1879. O crime do padre Amaro é conquistar o coração e a carne de uma rapariga linda e pura, Amélia. Com o seu realismo e seu brutal anticlericalismo, Eça de Queiroz (1845- 1900) faz de O Crime do Padre Amaro um romance de elevado teor sexual. A conquista de Amélia pelo predador sexual de batina é lenta, gradual e segura. O leitor como que assiste de camarote. É conhecido o significado erótico do primeiro encontro de Amaro com Amélia, sobretudo quando, a completar esse encontro, as saias da mulher se tornam presentes: “O pároco fechou a porta do quarto. A roupa da cama entreaberta, alva, tinha um bom cheiro de linho lavado. Por cima da cabeceira pendia a gravura antiga dum Cristo crucificado. Amaro abriu o seu Breviário, ajoelhou aos pés da cama, persignou-se, mas estava fatigado, vinham-lhe grandes bocejos e então por cima, sobre o tecto, através das orações rituais que maquinalmente ia lendo, começou a sentir o tic-tic das botinas de Amélia e o ruído das saias engomadas que ela sacudia ao despir-se.”


A colecção de arte erótica «a funda São»...

... que já foi tema de reportagem no Jornal da Uma da TVI, em vários jornais e revistas, tem:
> 2.000 livros das temáticas do erotismo e da sexualidade, desde o ano de 1664 até aos nossos dias;
> 4.000 objectos diversos (quadros a óleo e acrílico, desenhos originais, gravuras, jogos, mecanismos e segredos, brinquedos, publicidade, artesanato, peças de design, selos, moedas, postais, calendários, antiguidades, estatuetas em diversos materiais e de diversas proveniências, etc.);
> muitas ideias para actividades complementares, loja e merchandising...

... procura parceiro [M/F]

Quem quiser investir neste projecto, pode contactar-me.

Visita a página da colecção no Facebook. Podes também pesquisar por tópicos e palavras-chave todo o cadastro da colecção disponível online:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia