23 novembro 2011

Claude Nicholas Ledoux, um arquitecto visionário e sem pudor

Nota: Este artigo contém um elevado teor cultural, sendo constituído por referências turísticas e arquitectónicas cujos efeitos secundários se poderão traduzir em bocejos e sonolência, pese embora a sua conclusão numa clara alusão à temática do sexo.


Claude Nicholas Ledoux foi um arquitecto utopista e visionário que viveu em França na transição do século XVIII para o século XIX, sendo considerado um dos primeiros expoentes do neoclassicismo por terras gaulesas.

Verdadeiramente revolucionário e claramente à frente do seu tempo, é possível encontrar trabalhos de Ledoux em vários locais desse país, embora muitos deles não tenham chegado a ser construídos.

Nas minhas viagens por França, tive ocasião de visitar várias vezes aquela que é a obra mais emblemática de Ledoux: as Salinas Reais de Arc-et-Senans (clicar aqui para saber mais) que hoje, classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO, funcionam como centro cultural, sendo palco de espectáculos musicais, exposições permanentes e temporárias, festivais temáticos, entre outros.

Acabei até por encontrar obras deste arquitecto em locais verdadeiramente inesperados, na forma de reconstruções numa área de serviço de uma auto-estrada (ver aqui), onde também estão patentes exposições temporárias. É verdadeiramente estranha esta ideia de uma área de serviço que não se limita a vender sandes de panado e café junto a instalações sanitárias e a um posto de abastecimento de combustível mas, verdade seja dita, quem consegue compreender o que vai na cabeça dos franceses?

Eis por exemplo o Pavilhão dos Círculos na dita área de serviço, contendo na altura uma exposição dedicada à Volta à França:


Ledoux era também apologista da ideia de que a estética dos edifícios deveria também traduzir a natureza da sua utilização. Na exposição permanente dedicada a Ledoux nas Salinas Reais, encontrei alguns exemplos disso mesmo.

Entre maquetes várias, descobri o projecto do OIKEMA, a "Casa do Prazer". Este projecto (nunca passou disso, vá-se lá saber porquê) propunha uma solução para a construção de um bordel, tendo sido desenhado por volta do ano de 1800.

Se a fachada principal só por si dá uma ideia de imponência...


...o que dizer da propria planta do edifício?


Se o Ledoux fosse hoje vivo, para além de ser um grande amigo do nosso Cutileiro, seria sem sombra de dúvida um adepto fervoroso d'A Funda São!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia