17 novembro 2011

Nudez de uma estudante egípcia contra a pornografia do fundamentalismo

Aliaa Magda Elmahdy é uma estudante egípcia de comunicação social que gerou recentemente uma enorme polémica por publicar no seu blog, «Confissões Calmas» (mas cujo URL é «diário de uma rebelde»), uma sua foto a preto e branco (com toque vermelho nas sabrinas e no laço no cabelo) em que está nua, só com collants e sabrinas.
Segundo este artigo da «Le Point» (em francês), este gesto de Almahdy Alia foi pela sua vontade de lutar contra uma sociedade atormentada por "violência, racismo, sexismo, assédio sexual e hipocrisia". E dá como exemplo a proibição de modelos nuas na faculdade de belas artes ou nos livros de arte.
Ferreira Fernandes escreveu no DN o artigo de opinião «Dois mamilos e um sexo», onde compara esta jovem egípcia a Galileu. Alguns excertos: "A egípcia Aliaa usa espelhos para provar a sua tese: «Olhem-se ao espelho. Porque detestam o vosso corpo?», lança às compatriotas. (...) Para não ser morto na fogueira, Galileu aceitou dizer no tribunal da Inquisição que estava errado, para depois balbuciar a verdade no «e, no entanto...» O blog onde Aliaa expôs a sua nudez chama-se Confissões Calmas. Os heróis individuais não gritam, se calhar sentem medo. Mas são heróis como nunca uma multidão vociferante o é. Os heróis individuais são os mais legítimos porta-vozes do que tem de ser. Falam baixinho e a Terra entra nos eixos. Fotografam-se e mostram o mais natural que temos. Ai dos adversários dos heróis individuais, acabam por perder e nem podem esconder que foram vencidos pela razão". Ámen («que assim seja»)!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia