22 novembro 2011

16º Encontra-a-Funda - Santa Bebiana em Caria


São 8 anos de blog «a funda São» e é o momento do 16º Encontra-a-Funda.
Desta vez, vamos às Festas da Santa Bebiana, em Caria. Na página do Encontro explico o que é este testemunho etnográfico das antigas festas báquicas pagãs, que celebra a devoção por Santa Bebiana, a padroeira dos bêbedos. Depois de ter sido proibida pela igreja católica durante séculos, com o 25 de Abril a tradição foi recuperada. Por entre procissões, chocalhos, sermões irónicos e archotes de palha, ouvem-se as rezas da festa…

O Credo dos Ébrios
“Creio no álcool a 36 graus, Todo-Poderoso e criador de formidáveis carraspanas. Creio na aguardente, sua filha, e minha esposa predilecta, a qual foi concebida por obra e graça do alambique, nasceu da puríssima cana e padeceu sob o pisão dos moinhos. Foi derramada e sepultada num casco, ao terceiro dia surgiu da garrafa e subiu graciosa e triunfante à caixa dos pirolitos. Escoou o fundo da caldeira e está no tonel bem rolhada, estando à mão direita das barbas do bagaço, de onde há-de vir alegrar uma grande pândega sem fim; dar vistas aos grandes e pequenos, ricos e pobres, doutores e burgueses, santos e diabos. Portanto creio na repetição da pinga, na santa vindima anual, na comunicação dos irmãos do esgota, na renovação das pipas vazias, na bebedeira eterna. Ámen”

O Pai Nosso do Vinho
“Santa uva que estais na parreira, purificada sejais, sem enxofre e sem sulfato. Venha a nós o vosso líquido, para ser bebido à nossa vontade, tanto na taverna como na nossa casa, livrai-nos de quebrar a cabeça. Ámen!”

Fonte: cyberjornal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia