06 maio 2014

«A sexualidade dos portugueses» - Sofia Aboim


O livro nº 1.774 da minha colecção é este estudo muito interessante publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Sinopse: «Nas últimas décadas, a sexualidade representa um dos grandes eixos da mudança na sociedade portuguesa. Este livro pretende oferecer um retrato dessas transformações, identificando continuidades e rupturas com o passado e caracterizando um presente em que a sexualidade e o sexo ganham novos contornos. A libertação das mulheres e a revolução trazida pela pílula contraceptiva, o questionamento da tradicional dominação masculina, o surgimento das lutas pelos direitos das pessoas não heterossexuais impõem uma redefinição mais plural das sexualidades. Neste ensaio pretende-se contribuir para uma reflexão crítica sobre a “revolução sexual” iniciada na segunda metade do século XX, propondo que, a par da maior liberdade e do elogio do prazer, novas regras de dominação e outras formas de controlo manifestam-se nos nossos dias. Só assim poderemos compreender os dilemas das sexualidades contemporâneas.»

Permito-me destacar um excerto da página 35: "O sexo não é regulado apenas pela proibição., mas por meio de discursos públicos normalizadores, muitas vezes apresentados a bem da felicidade individual. (...) Hoje em dia, o prazer é elogiado, mas é também controlado, fiscalizado, observado (...) Nunca deixou de se estabelecer, ainda que com conteúdos e graus diferentes de ingerência e sanção, uma regulação pública da sexualidade individual".

Visita a página da colecção no Facebook (e, já agora, também a minha página pessoal)