27 abril 2020

«Exéquias fúnebres» - Rui Felício

Em Torres Novas havia uma Agência Funerária que ganhou fama por fazer sempre um arranjo floral muito artístico relacionado com a profissão do falecido, e que colocava em lugar de destaque durante o velório.
Toda a gente conhecia, elogiava e recordava alguns dos mais bonitos desses arranjos, cujas fotografias a Agência exibia com orgulho na montra do estabelecimento.

Eu próprio me recordo da bela tesoura feita de flores construída quando morreu a D. Ermelinda costureira, de um molar florido feito para o funeral do dentista Dr. Tomás ou de uma ferradura composta por pequenas flores silvestres, quando faleceu o Ti João ferrador.

Certa noite, muitos torrejanos enchiam a capela mortuária ao lado da Igreja de São Pedro. Vinham velar o corpo do defunto Dr. Alfredo Bismark, figura grada da cidade e respeitado médico. Ao lado da urna, destacava-se uma enorme coroa de flores em forma de coração, em homenagem àquele eminente cardiologista.

Sentada a um canto, a D. Celeste abafava o riso. Uma amiga perguntou-lhe baixinho porque se ria tanto. Quanto mais a outra queria saber a razão do riso, mais incontrolável ele se ia tornando. A ponto de a D. Celeste se ter levantado com a mão a tapar a boca e saído da capela onde explodiu em enormes gargalhadas, sempre com a amiga atrás dela.

- Que coisa, Celeste! Que diabo te faz tanto riso?
- Viste a coroa de flores em forma de coração ao lado do caixão do Dr. Bismark?, perguntou ela à amiga, por entre as gargalhadas que não parava de soltar.
- Sim, vi. E daí? Já sabemos como trabalha esta Agência Funerária. Se ele era o maior cardiologista da nossa terra, tem toda a lógica que lhe tenham feito uma coroa em forma de coração…

- Por isso mesmo eu me rio, disse a Celeste. Estou a imaginar como será quando o meu marido morrer. Que tipo de arranjo floral lhe vão fazer. Ele que é o único ginecologista da cidade.

Rui Felício
Blog Encontro de Gerações
Blog Escrito e Lido

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia