23 abril 2020

Poemas eróticos dos cancioneiros medievais galego-portugueses

Victor Correia (organização, tradução e prefácio),  Guerra & Paz, Lisboa, 1ª edição, 2020.
Este livro é o resultado de uma pesquisa feita nos cancioneiros medievais galego-portugueses (nas cantigas de amor, de amigo, e de escárnio e mal dizer), onde se encontram dispersos estes poemas eróticos, pouco conhecidos do grande público.Guardamos da poesia medieval a menina que lava alvíssimas camisas nas ondas do mar, os bailes à sombra das árvores em flor e mais meia dúzia de lamentos ao amigo que tarda lá longe. Uma Arcádia onde não sobra espaço ao pecado. Mas o que se esconde por baixo do manto dessa pretensa santidade medieval? Um cortejo de devassos: o adúltero e a prostituta, o pelintra e o pederasta, o sacerdote amancebado e o nobre incestuoso.
Tinha que fazer parte da minha colecção!


A colecção de arte erótica «a funda São»...

... que já foi tema de reportagem no Jornal da Uma da TVI, em vários jornais e revistas, tem:
> 2.000 livros das temáticas do erotismo e da sexualidade, desde o ano de 1664 até aos nossos dias;
> 4.000 objectos diversos (quadros a óleo e acrílico, desenhos originais, gravuras, jogos, mecanismos e segredos, brinquedos, publicidade, artesanato, peças de design, selos, moedas, postais, calendários, antiguidades, estatuetas em diversos materiais e de diversas proveniências, etc.);
> muitas ideias para actividades complementares, loja e merchandising...

... procura parceiro [M/F]

Quem quiser investir neste projecto, pode contactar-me.

Visita a página da colecção no Facebook. Podes também pesquisar por tópicos e palavras-chave todo o cadastro da colecção disponível online:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia