18 maio 2009

Burlesco - cada vez mais na moda...


Foto do Site: bibianblue.com

Um conceito que vos quero mostrar, uma vez que reúne cada vez mais simpatizantes, havendo um especial interesse no misticismo e no glamour que ostenta, activando a fantasia fetichista de muitos.

“Ao contrário do que se pode pensar, o Burlesco não é um grupo de strippers que se apresentam num palco. O Teatro Burlesco teve a sua origem na Commedia dell'arte, uma forma de teatro de improviso que se realizava na Itália, muito popular entre os séculos XV e XVII. Eram pequenas companhias que faziam as suas performances ao ar livre e as suas apresentações falavam de temas convencionais da época como o ciúme, o adultério, as paixões e alguns textos de comédias romanas e gregas perdidas no tempo.
O Teatro Burlesco surge assim no século XIX nos chamados Music Hall dos EUA e do Canadá, com performances de entretenimento popular composto essencialmente por música, comédia e apresentações vindas do circo, como trapezistas, ventríloquos, comedores de fogo, mágicos, etc. Esses espaços surgiam em contraposição à “ordem” dos teatros tradicionais.
Ao Burlesco junta-se uma linguagem específica, o Vaudeville (termo que foi adulterado do francês, “voix de ville”, a voz da cidade) que era uma forma de arte que se firmou essencialmente de 1800 até 1930 e foi buscar as suas origens nos espectáculos dos saloons, freak shows e nos chamados Dime Museums (instituições criadas para o entretenimento e educação moral das classes pobres norte-americanas). O Vaudeville foi um das formas de arte mais populares nos Estados Unidos, nos fins do século XIX.
O Burlesco teve um papel fundamental na mudança de costumes, principalmente na visão sexual da mulher. Pela primeira vez, a mulher podia mostrar o seu corpo, fato que iria marcar decisivamente toda a cultura popular associada ao género feminino. Além de expressar o confronto entre a cultura aristocrata da época Vitoriana e a cultura operária que surgia em massa. A maior representante do teatro Burlesco actualmente nos Estados Unidos é Dita Von Teese. Dita adora os anos 40 e trabalha incansavelmente para reavivar a arte burlesca nos palcos do mundo. New York, Los Angeles e San Francisco já estão aderindo à moda e criando festivais e espectáculos burlescos.”

Fonte e mais desenvolvimentos: smog.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia