04 junho 2009

«Académie des Dames» - Joannis Meursii (pseudónimo de Nicolas Chorier)

Livro com dois volumes de 1774, em latim, cujo título completo é «Elegantiae sermonis seu Aloisia, Sigaea Toletana De arcanis Amoris et Veneris adjunctis fragmentis quibusdam eroticis [L'Académie des Dames]»
Nicolas Chorier (1612 - 1692) foi um advogado, escritor e historiador francês. Foi conhecido essencialmente pelas suas obras históricas sobre o Dauphiné, assim como pelos sete diálogos sáficos e eróticos intitulados «L'Académie des dames, ou os sete entretenimentos galantes a Aloisia».
Segundo a Wikipedia, "L'Académie des dames apareceu inicialmente como um manuscrito em latim [cujo] original teria sido escrito em espanhol por Luísa Sigea, poetisa e humanista erudita, que cerca de 140 anos antes fora dama latina na corte portuguesa, e depois traduzido para latim por um certo Jean ou Joannes Meursius, humanista nascido em Leyden no sul da Holanda em 1613.
Na realidade, a atribuição da obra a Luísa Sigea foi uma forma de disfarçar a verdadeira autoria, tornando o embuste mais credível pelo facto de ser conhecido que aquela autora teria produzido um Duarum Virginum Colloquium cujo verdadeiro texto era conhecido de poucos. Mesmo o pretenso tradutor, Mersius, foi um invenção de Chorier.
O manuscrito circulou nos princípios do século XVIII entre os meios libertinos da época e conheceu subsequentemente múltiplas edições em latim sob títulos diferentes. Foi traduzido diversas vezes para a língua francesa, sendo uma das traduções mais conhecidas a publicada por Jean Terrasson em 1750. Surgiram igualmente diversas edições em inglês e noutras línguas.
A L'Académie des dames consiste num conjunto de diálogos entre Tullia, uma jovem dama italiana de 26 anos, esposa de Callias, que toma a seu cargo a iniciação sexual da sua jovem prima, Ottavia, a quem ela declara: Tua mão pediu-me para te revelar os segredos mais misteriosos do leito nupcial e te ensinar como te deves comportar com o teu marido, e também o que o teu marido será para contigo, tocando-te aquelas pequenas coisas que tanto inflamam os homens. Esta noite, para que te possa instruir sobre tudo isso de forma mais livre, dormiremos juntas na minha cama, onde te farei ver aquilo que teria sido a mais doce das lides de Vénus".
Passou a morar na minha colecção.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia