11 setembro 2014

"Ai, Jesus, Maria, quem nos acode?!..."

Alguns recortes das «notícias» de ontem e hoje, nos jornais e nas televisões:

Um grupo de jovens protagonizou uma cena aparentemente espontânea de strip-tease ontem [dia 9/9] à noite nos jardins da Associação Académica de Coimbra (AAC), que representa os estudantes da Universidade de Coimbra. Assistiram à performance algumas dezenas de pessoas, que aproveitaram para filmar e divulgar os vídeos nas redes sociais.
“Não acredito que estou a ver isto na Associação”, ouve-se numa das gravações.
Vários vídeos surgiram na Internet, podendo ver-se três raparigas e dois rapazes no centro do jardim, com dezenas de pessoas em redor.
Ao som de «You Can Leave Your Hat On», de Joe Cocker, as raparigas começam a despir-se, acabando por ficar de cuecas.
A meio da «performance» o tema musical muda para «All The Single Ladies», de Beyoncé.
Num dos vídeos colocados no YouTube pode ler-se na descrição: «9-09-2014 as raparigas de Erasmus deram um show de strip nos jardins da AAC, se estás a pensar ir para a Universidade, escolhe Coimbra».
Contactada pela imprensa, a Associação Académica de Coimbra diz estar a investigar o sucedido.
«Não temos conhecimento de que estivesse prevista alguma iniciativa com essa índole. Foi uma situação peculiar, não é normal acontecer», disse Bruno Matias, presidente da AAC.
Ao Correio da Manhã, Bruno Matias disse ainda que, contrariamente ao que tem circulado, os protagonistas não serão estudantes mas sim «um grupo de artistas que vão ter uma atuação daqui a alguns dias no Teatro Académico Gil Vicente».
Houve reacções negativas e até escandalizadas. A Reitoria não comentou.
Entretanto, houve uma grande preocupação em «explicar» este espectáculo. Segundo o blog Denúncia Coimbrã, "fontes muito próximas do concessionário, bem como as palavras do Presidente DG AAC, informam que o “espectáculo” não foi programado pela gerência do espaço e os seus protagonistas não eram estudantes Erasmus. Segundo o Presidente DG AAC: “Em princípio, trata-se de um grupo de artistas que vão ter uma actuação daqui a alguns dias no Teatro Académico Gil Vicente [perto do jardim onde decorreu o 'strip'].” Ao que parece, os actores e actrizes, passaram a tarde a “ensaiar” na esplanada do Jardim AAC com gin. À noite aproveitaram a distracção dos funcionários da esplanada, que estavam a cortar o bolo do 1º aniversário da nova esplanada e Bar AAC, e desataram a stripar".
Alguém mais sensato comentou: "que grupo de gente… aproveitar tudo que acontece numa cidade para manchar o bom nome da melhor cidade de estudantes deste país. Lá por umas raparigas que estão fora do país delas e se querem divertir, agora a culpa é da UC ou da cidade em si?! querem ter 5 minutos de fama e a maneira mais fácil é criar escândalos e especulações…"
E Luis Fernandes, do blog Questões Nacionais, escreveu um texto cuja leitura recomendo a todos. Deixo-vos um excerto: "Acho muita graça, passados quarenta anos e o sexo, sobretudo em Portugal, continua a gerar polémica de sacristia. Durante o Estado Novo era escondido dos olhares públicos e tudo se passava de baixo de lençóis. A ignorância grassava nesta terra esconsa e atrasada. Aconteceu uma revolução e, como seria de prever, o sexo libertou-se das amarras, sai espavorido, e ganhou carta de alforria. Entrou nas famílias portuguesas por tudo o que era frincha, porta, janela ou telhado. Como se recebe um familiar chegado, todos o acolheram com um abraço –afinal é parte intrínseca e a expressão do desejo- mas poucos procuraram conhecê-lo para o poderem explorar devidamente. Tratam-no como uma droga de mera ocasião espontânea. Ingere-se e, enquanto dura, leva-se ao limite. Quando passa o efeito esquece-se e até há algum pudor em falar sobre ele – não vá o outro pensar que está perante um tarado. Uma grande maioria não fala com o seu par sobre o assunto".
O Diário as Beiras esclareceu: os quatro jovens não são estudantes de Erasmus mas sim artistas do projecto “École des Maîtres”, uma formação internacional itinerante de aperfeiçoamento teatral que, por estes dias, está instalada no TAGV. Vão ter sempre sala cheia, digo eu...

Meus senhores e minhas senhoras, alguém me explica que mal vem ao mundo por se verem torsos (nem sequer eram os corpos) nus de mulheres? E aposto que todos os que publicamente criticam este episódio, em privado já viram o video (um deles, que há vários). E gostaram... mas a hipocrisia social sobrepõe-se à sensatez, principalmente numa aldeia... como Coimbra.

E quem não viu ainda, que atire a primeira pedra (depois de ver):

(link para o video com mais qualidade)
(link 1 e link 2 para um video com menos qualidade)
(neste link, podem descarregar dois videos)