"Agente que assumiu homossexualidade defende que casamento «é um marco para as forças de segurança»"
O casamento entre pessoas do mesmo sexo é um direito de qualquer cidadão. No geral, é esta a posição de representantes da Guarda Nacional Republicana (GNR) quando se lhes pede que comentem o primeiro casamento homossexual nesta força de segurança, entre uma capitã e uma cabo. Mas num fórum online de profissionais da GNR, há guardas que defendem que a instituição está a ser "enxovalhada" e quem gabe "a coragem" das colegas e lhes dê os parabéns. E há ainda quem diga que o casal irá "encontrar obstáculos".
A notícia veio a público no Correio da Manhã. Uma capitã, de 27 anos, a exercer funções em Santarém, e uma cabo, de 39 anos, formadora em investigação criminal na Escola Prática da Guarda, decidiram casar-se, oficializando o relacionamento que tinham há dois anos e pedindo os dias de licença a que têm direito. A cerimónia terá tido lugar [na semana passada], na Conservatória do Registo Civil de Lisboa. A decisão de vir a público não terá sido das próprias, que se recusaram a comentar a notícia.
Belmiro Pimentel, primeiro agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) a assumir a sua homossexualidade, não conhece as guardas, mas dá-lhes "os parabéns" na sua página da rede social Facebook. Ao PÚBLICO não hesita em considerar o casamento como "um marco para as forças de segurança. É importante a existência deste casamento dentro de uma instituição tão fechada como a GNR, mais do que a PSP", diz o agente que assumiu a sua homossexualidade em 2009 e entretanto fundou o Grupo Identidade XY, grupo de trabalho Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero, inserido no Sindicato Unificado da Polícia.
Belmiro Pimentel, que é agente numa esquadra do Porto, diz que seria "mais difícil de digerir se fossem dois homens a casar-se. Este é um mundo masculino", nota e "existe o fetiche heterossexual das mulheres lésbicas". Mesmo assim, afirma que "uma coisa é o politicamente correcto, outra diferente é a aceitação". O agente sabe que este tem sido o tema de conversa na GNR desde que se soube da notícia, na semana passada, e Belmiro Pimentel aponta um posto onde a notícia foi afixada com comentários menos elogiosos, mas também que tal comportamento foi criticado.
O fórum online da GNR espelha a divisão. Tanto se lê que as duas guardas "deveriam optar ou pela carreira ou pela sua exposição matrimonial, fora desta instituição", diz um segundo-sargento que não se identifica, como se escreve: "Acho muito bem e pela coragem que tiveram em assumir merecem toda a felicidade", diz um cabo-chefe.
César Nogueira, actual presidente da Associação dos Profissionais da Guarda, declara que o casamento "é um direito que lhes assiste, nada há a comentar", mas não duvida que "numa instituição militar" como a GNR "certamente vão encontrar obstáculos. Por mais que diga que existe a lei e que vão viver como outro casal, há preconceitos numa instituição que é conservadora. Vai ser difícil para as colegas". Mas o responsável espera que o facto de o assunto estar a ser falado entre os profissionais possa tornar "a instituição mais aberta".
"Nada temos a dizer. A questão da homossexualidade é uma questão que para nós é menor. Respeitamos mas consideramos que há coisas mais importantes, como a mortalidade nas estradas ou as condições de trabalho na GNR", afirma José Alho, presidente da Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda.
Para Helena Carreiras, socióloga do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, em Lisboa, que estuda a questão do género nas forças militares, "as instituições não devem ter nada a dizer. É uma questão da esfera pessoal dos seus membros. Desde que não entre em colisão com a vida profissional, são esferas que não se cruzam". A investigadora considera que "é um passo corajoso", já que "as instituições militares têm sido mais resistentes a transformações". "É importante que numa sociedade democrática as expressões minoritárias vão aparecendo", mas, defende, o ideal seria que este passasse a ser "um não assunto" e não fosse motivo de notícias.»
in ILGA Portugal
15 fevereiro 2011
Mel
Hoje: um corredor em círculo e, no chão, um tapete
esse que foi nosso, tapete
de folhas secas caídas da noite.
Isabel sussurra que se deitou ali, diz que lhe sobrevive
o corpo à alma, sobrevive
quente no frio da espera, não existe.
Ontem: uma noite que se desfaz no lençol sobre a pele,
a manhã chega, tenta lavar, a pele
dói, já dói, mas a manhã ainda insiste.
Isabel grita que saía dali, que a seda nos braços já lhe arde
mas que as pernas se afastam, arde
também no ventre e o ventre consente.
esse que foi nosso, tapete
de folhas secas caídas da noite.
Isabel sussurra que se deitou ali, diz que lhe sobrevive
o corpo à alma, sobrevive
quente no frio da espera, não existe.
Ontem: uma noite que se desfaz no lençol sobre a pele,
a manhã chega, tenta lavar, a pele
dói, já dói, mas a manhã ainda insiste.
Isabel grita que saía dali, que a seda nos braços já lhe arde
mas que as pernas se afastam, arde
também no ventre e o ventre consente.
Já é Primavera
Os seios cálidos
dominam a atmosfera
sideral;
o encontro é
inesperado:
estremecem
e diluem-se maciços
no orgasmo
da noite.
Já é Primavera
quando tudo renasce.
Poesia de Paula Raposo
Já vos disse que adoro bengalas...
... e que só espero chegar a uma idade respeitável em que não precise mas que as possa usar?
Esta é feita artesanalmente, por um artista francês, C. Choquet. Tem um comprimento de 98 cm. A figura feminina é em resina e o cabo é em faia com acabamento de jacarandá.
Esta é feita artesanalmente, por um artista francês, C. Choquet. Tem um comprimento de 98 cm. A figura feminina é em resina e o cabo é em faia com acabamento de jacarandá.
14 fevereiro 2011
Pensar sem a pila?!
Um destes dias ouvi, num som abafado pelas calças e pelos boxers que me oprimem, o gajo agarrado a mim a afirmar que não pensa com a pila.
Não pensa com a pila? Então mas anda para todo o lado comigo sempre colado e só porque lhe dá jeito acha-se no direito de pensar sem mim?
Quer dizer, não pensa com a pila mas não se inibe de a usar conforme lhe dá na telha. Enfia-me onde quer e lhe apetece (e o deixam) sem me perguntar coisa nenhuma, farta-se de gabar o meu desempenho e depois dá ares de iluminado, de doutor, a reclamar apenas para si o mérito do raciocínio?
Pode ser que se flixe. E aí não conta comigo com toda a certeza...
Um Simples Rosto
Observo;
O rosto de conforto e felicidade que esperavas ter... que esperava dar.
Estar apenas a observar, sem pensar; e perceber que olho o infinito, o horizonte através do rosto, o firmamento como se a imagem se esbatesse num plano de fundo, apenas pintado, sem relevo e sem mácula.
Estar somente a observar, afinal, apenas o que aqui se passa atrás dos sentidos, aquém da visão e ver-te adormecer, e adormecer-te numa serenidade angelical.
Ficar a observar o rubor, o sorriso, o movimento dos olhos, o calor da pele, o respirar, a vida em paz... um simples rosto que de simples nada tem.
O rosto de conforto e felicidade que esperavas ter... que esperava dar.
Estar apenas a observar, sem pensar; e perceber que olho o infinito, o horizonte através do rosto, o firmamento como se a imagem se esbatesse num plano de fundo, apenas pintado, sem relevo e sem mácula.
Estar somente a observar, afinal, apenas o que aqui se passa atrás dos sentidos, aquém da visão e ver-te adormecer, e adormecer-te numa serenidade angelical.
Ficar a observar o rubor, o sorriso, o movimento dos olhos, o calor da pele, o respirar, a vida em paz... um simples rosto que de simples nada tem.
13 fevereiro 2011
Carta ao Viajante (VI)
Alguma coisa encontrou e até já descobriu o que pode ser. A incolumidade é para os outros, de tão saciados que estão já nem respiram mais que ar; nós, os eternos incompletos, respiramos até a fome, nesta coisa tão evidente, sempre à espreita (parece-me que lhe chamamos vazio, parece-me que o casamos com angústia), nem que tenha que sufocar, nem que tenha de correr; voltaremos com o que contar.
A tapeçaria é suave, maravilhosa e ninguém vê ou precisa de se interrogar sobre o estado da parede que cobre ou sequer se parede existe; assim é a ilusão, tão plena na sua parede; de viagem em viagem destapamos-lhe mais um milímetro, por vezes dois, contemplamos os buracos, o sujo, a humidade, cada imperfeição perscrutada com a surpresa de um coleccionador de borboletas ou de um vendedor de detalhes; antes a imperfeição que a cegueira, antes o conhecimento que a felicidade nas superfícies, a parede sou eu, a parede és tu. É esta minha capacidade de sorrir, sorrir, sorrir, que me avisa do tanto que ainda não sei, qual tola ignorante da crueldade da vida, e é tanto o que não sei que nunca o saberei inteiro; vai-me sobrar sempre sorriso que me lembre que há mais caminho a fazer. Só há derrota na paragem; em cada ferida hei-de confirmar quanta pele me sobra e lançar-me à próxima, é a viagem dos loucos, furiosos, fora de si, dentro de si, chegarei a lado nenhum mas, quando me deitar, levarei uma vida cheia atrás; se choro quando falho, chorei mais quando não tentei, voltaremos com o que contar.
A tapeçaria é suave, maravilhosa e ninguém vê ou precisa de se interrogar sobre o estado da parede que cobre ou sequer se parede existe; assim é a ilusão, tão plena na sua parede; de viagem em viagem destapamos-lhe mais um milímetro, por vezes dois, contemplamos os buracos, o sujo, a humidade, cada imperfeição perscrutada com a surpresa de um coleccionador de borboletas ou de um vendedor de detalhes; antes a imperfeição que a cegueira, antes o conhecimento que a felicidade nas superfícies, a parede sou eu, a parede és tu. É esta minha capacidade de sorrir, sorrir, sorrir, que me avisa do tanto que ainda não sei, qual tola ignorante da crueldade da vida, e é tanto o que não sei que nunca o saberei inteiro; vai-me sobrar sempre sorriso que me lembre que há mais caminho a fazer. Só há derrota na paragem; em cada ferida hei-de confirmar quanta pele me sobra e lançar-me à próxima, é a viagem dos loucos, furiosos, fora de si, dentro de si, chegarei a lado nenhum mas, quando me deitar, levarei uma vida cheia atrás; se choro quando falho, chorei mais quando não tentei, voltaremos com o que contar.
«Cenas do quotidiano» - por Rui Felício
Baixote, atarracado, o nariz vermelho, avinhado, ocupa-lhe dois terços do rosto e os minúsculos olhos ficam escondidos por trás das sobrancelhas grisalhas, fartas e despenteadas. Perna curta, o colarinho aberto mal envolve o pescoço gordo que lhe encima o tronco desproporcionado. A barriga proeminente escorrega-lhe por cima do coçado cinto de cabedal apertado no último furo.
Tem uma antiquada loja de louças na Av. de Roma que herdou do seu pai. Deve vender uma ou duas peças por dia, cuja receita mal lhe dá para pagar a renda. Mas não faz mal, diz ele. Com paciência, chegará o dia em que receberá um balúrdio pelo trespasse a algum Banco. Que o local é bom e bem posicionado, a dois passos da estação Roma do Metropolitano...
À falta de clientela, o Filipe passa os dias no passeio, encostado à já polida ombreira de cantaria, mirando o constante vai vem dos passantes, cumprimentando uns, cortando na casaca de outros.
Nisto, uma senhora alta, na casa dos quarenta e poucos, elegante, ar aristocrático, meneando sensualmente as ancas num andar firme e resoluto, passa em frente à loja, desprendendo uma fragrância provocante. O rosto irrepreensivelmente maquilhado, os lábios carnudos, escarlates, o vestido fino desenhando os contornos das coxas, um decote generoso, completavam a imagem de uma mulher de sonho.
Comia-te toda! – rosnou o Filipe...
A esbelta senhora deu mais uns passos, estacou, virou-se, mediu com desdém o atarracado Filipe e, antes de prosseguir o seu caminho, disse-lhe:
- Com esse físico?! Coitado! Tinhas um enfarte só nas provas...
O Filipe virou-se para mim e disse-me: - Já viste esta puta?
Não sei se é ou não é. Sei que chegou para ti, foi o que me ocorreu dizer-lhe.
Sempre detestei piropos ordinários...
Rui Felício
Blog Encontro de Gerações
Como "pescar" um Americano
Prostituta revela táctica para fisgar um Americano
(extracto de «O que farei com esta espada» de João César Monteiro)
(extracto de «O que farei com esta espada» de João César Monteiro)
12 fevereiro 2011
O Astro Nu Sonho
A poesia escapa-se, como um nervo pelas massas.
Sinto o ar, o espaço, nas falangestas, tenso.
Vazado num sol.
Que... Queima...
O Astro!
Nudez explodindo.
Nu mastro!...
As minhas noites são gritos, que não se ouvem.
Sentem-se nas margens da página onde o Astro se incendeia, entrando pelas fendas das minhas palavras, batendo, rebentando nos seus seios desordenados.
Nos seus buracos.
Nus matos, onde a escuridão é vida.
Água agreste.
Numa pancada salgada.
[Blog Vermelho Canalha]
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