10 maio 2019

Postalinho dos pipis tristes

"Quando a gente pensa que já nada nos espanta, eis que, de repente, se abre o olhar ao deparar com algo que nunca pensava ver.
O Jardim das Pichas Murchas - Rua de S. Tomé.
Situado na Freguesia lisboeta de S. Vicente, ao Castelo, o Jardim das Pichas Murchas é assim conhecido por iniciativa de Carlos Vinagre, calceteiro da autarquia, que a morte roubou prematuramente ao convívio de companheiros de paródia – alguns deles co-autores da designação do largo.
Ali, entre copos, nasceu a ideia de se reunirem aos velhotes que se encontravam no largo. Ainda por iniciativa do calceteiro, aos bancos vulgares de jardim juntaram-se mesas e cadeiras cedidas pela Junta de Freguesia, o que permite agora jogar a tradicional ‘sueca’. Mas pela noite dentro, e até de madrugada, o tempo era de farra, animada pelos fados de José António, devidamente acompanhado à viola por Manuel Tomé, outro morador da freguesia.
Adianta o fadista que em 1993, um ano depois de ser colocada a chapa com o nome do largo, Jardim das Pichas Murchas, ali houve tão grande festa que atraiu ao lugar agentes da PSP e da Judiciária. Inquiridos sobre o que se passava, esclareceram a Polícia, dizendo tratar-se de uma simples festa dos populares do bairro, ao que os agentes retorquiram: “Se é festa, então continuem”. Por vontade expressa de Carlos Vinagre, amigos e vizinhos reuniram-se no próprio dia do seu enterro no jardim a que dera o nome, como forma de homenagem. E com certa ironia, José António sublinha que foi uma farra de ‘caixão à cova’.
O fadista refere que o estranho nome do local, Jardim das Pichas Murchas, segundo a sua expressão, “já ultrapassou fronteiras”. Desta forma não é raro, garante, que turistas estrangeiros, informados da tradução do nome, se apressem a fotografar a placa toponímica.
O texto é daqui mas a foto é minha."
Mário Lima



2 comentários:

  1. Obrigado pela partilha desta minha foto de um local que realmente faz a diferença entre o politicamente correto e o brejeiro.

    Só os bancos deste jardim, onde se sentavam os da picha murcha para jogarem à bisca lambida, é que sentiam realmente o peso delas.

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às tantas até se sentavam em cima das pichas murchas, na falta de almofadas...

      Eliminar

Uma por dia tira a azia