05 agosto 2011

Um cu que é uma obra de arte!


Insolente e impúdico, misterioso e exposto, o "Cu da Sé" é um dos ex-libris da Guarda e encontra-se, muito a propósito, nas traseiras da Sé Catedral desta cidade, conhecida como a cidade dos 5 Fs. Virado para o Este, este par de glúteos pétreos é um sinal do secular apreço que as gentes da raia lusitana tinham para com os súbditos de Castela que, da linha do horizonte, espreitavam maliciosamente.


Este cu foi precisamente um dos elementos que o artista guardense Daniel Martins escolheu para integrar o seu projecto "Laboratorium Bento Miguel", onde procura recuperar e incorporar elementos de memória colectiva numa colecção que pretende ao mesmo tempo ser educativa.




Envolvido por uma frase extraída de uma medieva canção de amigo, que a generalidade das opiniões atribui a D. Sancho I, este cu é também ele um traseiro Forte porque resistiu estoicamente ao passar dos séculos, Farto porque se apresenta bem torneado, Frio como a pedra que lhe dá forma, Fiel porque mantém, pelo seu desprezo em relação a Castela, a fidelidade à Pátria Lusa e Formoso porque, diga-se em abono da verdade, é um cuzinho bem jeitoso.