11 agosto 2006

«Ame o seu corpo» - Eve Ensler

Recomendo este pequeno grande livro de Eve Ensler, autora da peça Os Monólogos da Vagina. Ensler é ainda fundadora e directora artística da V-Day, o movimento global para acabar com a violência para com as mulheres e raparigas.
«O Bom Corpo» mostra as obsessões femininas na luta por se ter "um bom corpo".
À luta de Eve com a sua "barriguinha" de mulher quarentona, juntam-se-lhe as vozes de outras mulheres, de Los Angeles a Cabul, cujas fragilidades são também postas a nu.
Uma jovem latina fala das suas humilhantes "banhas". A mulher de um cirurgião plástico relata como é sistematicamente reconstruída – centímetro a centímetro – pelo seu marido "perfeccionista". A idosa directora de uma revista descreve a desesperada busca da juventude enquanto faz abdominais.
Em última análise, estes monólogos tornam-se num alerta pessoal de Eve para que amemos o "bom corpo" que habitamos.
Especialmente tocantes, para mim, o testemunho (real? ficcionado?) de Isabella Rossellini e a maravilhosa abordagem ao corpo de Leah, uma mulher Masai de 74 anos.
Eve Ensler sabe que esta é uma causa pela qual vale a pena lutar:
"Diga aos fazedores de imagem, aos vendedores de revistas e aos cirurgiões plásticos que não tem medo. Que aquilo que mais teme é a morte da imaginação, da originalidade, da metáfora e da paixão. Depois, seja ousada e ame o seu corpo. Pare de o consertar. Ele nunca esteve estragado."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia