21 novembro 2006

ESTAR NU(A) FAZ BEM À SAUDE

Faz para a semana três anos que a boa da São Rosas publicou um post a que ninguém ligou... nem uma resposta! Francamente!
Dizia ela assim:

"Finalmente há cientistas que concordam comigo: apanhar sol, na praia ou na serra, é a única forma de recarregar baterias para aguentar o resto do ano. E, desde que não haja exageros, só pode fazer bem! Estes cientistas, numa carta publicada no British Medical Journal, dizem até mais do que eu precisava de ouvir: "fugir" ao sol completamente pode aumentar as probabilidades de desenvolver cancro. O Professor Cedric Garland, da Universidade da California, defende que a falta de sol pode reduzir os níveis de vitamina D. E que esta vitamina pode proteger contra algumas formas de cancro (cólon, mama e próstata, entre outras). Quando acabar o Inverno, o último a chegar à praia é copinho de leite!"

Muito bem, a minha vènia à São e o meu pleno acordo, mas cumpre acrescentar algo muito importante sobre a ciência de não ficar copinho de leite:

A exposição diferenciada aos raios ultravioleta (ou seja, parte do corpo exposta, parte coberta) causa um stress fisiológico que aumenta o desgaste do combate às agressões exteriores e diminui a capacidade de bloqueio à oxidação dos tecidos.

Por outras palavras, os melanoblastos protegem o corpo dos efeitos da radiação ultravioleta, produzindo melanina (que dá aquele bronze bué de sexy) nas células chamadas melanócitos, tudo isto na base da epiderme, de onde projecções citoplásmicas levam ao depósito dos pigmentos (bué de sexys) nos queratinócitos, para que nós fiquemos cheios de tusa quando vemos uma loira toda bronzeadona a faiscar-nos com o contraste transparente de um olhar azul metálico clarinho...

Ora bem, os melanoblastos labutam conforme o contrato de trabalho que a natureza lhes transmite: muito sol, muita melanina fornecida aos melanócitos, menos radiação, menos proteína...

Tudo isto, porém, se passa numa entidade fisiológica unica - cada um de nós - em que o sistema nervoso tende a centralizar informação e tirar médias, que o hipotálamo toma como base das necessidades do organismo e utiliza como parâmetro das instruções que devem chegar aos vários pontos do sistema endócrino.

Tudo bem? Não, tudo mal!

Se parte do corpo estiver coberto por tecido que bloqueie ou atenue a radiação ultravioleta e outra parte estiver completamente exposta, esta não recebe melanina suficiente para uma protecção eficaz e aquela recebe-a a mais, inutilmente.

Daí (principalmente da insuficiência de protecção das zonas expostas à descarga total da radiação) que se gerem disfunções e desiquilíbrios metabólicos, não esquecendo tal cancro de pele, para citar apenas um dos exemplos mais temidos.

Que significa isto?...

Simples: a roupa faz mal à saúde em circunstâncias como as descritas, principalmente o fato de banho na praia.

Das duas uma, ou se está todo vestido e à sombra, ou todo nu e ao sol!

São, portanto, os nudistas que têm razão - talvez por isso a palavra que os define é "naturistas" - estão mais de acordo com as normas da natureza!

Portanto, faxavor, no próximo verão, quem quiser bronze É INTEGRAL !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia