24 janeiro 2008

O mito da circuncisão masculina

Imagem de consultasurologicas.com.br
A propósito da excisão, nos comentários a Matahary alertou: "E então, dos meninos ninguém diz nada? Também é mutilação, maioritariamente sem consentimento."

Sobre este tema da mutilação sexual masculina, o link que ela indicou é interessantíssimo. Refere-se lá, a respeito de mitos:

"O prepúcio é só um pedaço inútil de pele."
FALSO. O prepúcio é tecido erógeno especializado. Apenas pela sua ausência, homens circuncidados sentem consideravelmente menos prazer sexual. Ele é também uma estrutura protectora da glande contra factores externos e mantém a sua humidade adequada. Não apenas no homem, mas em todos os mamíferos, a glande é um órgão interno, exposto apenas durante a excitação sexual. Sem ele, a superfície da glande pode ficar queratinizada - grossa, seca, rígida, e quase insensível.
Além disso, muitos homens nem percebem mas, na relação sexual, o pénis não se deve mover dentro da vagina. O correcto é que ele se mova dentro da própria pele, que permanece quase imóvel. A isto chama-se acção de deslizamento - impossível para um homem circuncidado - que reduz imensamente o atrito e torna o acto sexual muito mais agradável para o homem e sua parceira.

"Os bebés não sentem dor."
FALSO. Os bebés são extremamente sensíveis à dor, até mais do que os adultos, o que torna a circuncisão um procedimento traumático (...).

"A circuncisão ajuda na higiene do bebé."
FALSO. Ao contrário, só atrapalha: ela facilita o contacto de uma parte delicada do corpo com sujidades externas - especialmente as fezes do próprio bebé na fralda (...).

"o meu filho tem fimose."
FALSO. Nos bebés, o prepúcio e a glande normalmente estão aderidos, e é normal que esta condição dure até por volta dos 4 anos de idade. Em alguns casos, pode durar até à adolescência, sem que isto constitua qualquer problema de saúde (...).

"A circuncisão é uma operação segura."
FALSO. Para cada 100.000 circuncisões, talvez se evitem 900 infecções urinárias (facilmente tratáveis com antibióticos) e um caso de câncro do pénis (geralmente associado à presença do vírus HPV, em que o uso de preservativo teria o mesmo efeito). Por outro lado, faz-se com que todos esses 100.000 meninos passem por momentos de dor extrema e, mais tarde, tenham a sua capacidade de sentir prazer sexual severamente reduzida; 7.000 sofrem outras complicações, de gravidade variável. Pelo menos um bebé morrerá. Os efeitos psicológicos também são sérios - em muitos casos, os mesmos notados em vítimas de estupro (...).

"É nossa tradição cultural/religiosa."
IRRELEVANTE. Nenhuma crença ou costume pode justificar um crime. A circuncisão é um crime, inegavelmente, pois trata-se de flagrante violação do direito mais básico do ser humano: a integridade do próprio corpo.

"A circuncisão é irreversível."
FALSO. Uma boa notícia para quem é circuncidado: é possível recuperar uma parte do que você perdeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia