19 janeiro 2008

O ONANISMO (causas)

Leituras e quadros obscenos
A vista das imagens obscenas, dos quadros que representam, sob diferentes formas, a voluptuosidade e o impudor, a leitura clandestina de certos livros, (…) constituem circunstâncias, não menos funestas, que aquecem a imaginação, excitam ideias lascivas e apressam a corrupção dos costumes.

Alimentação e medicamentos
Hahnemann diz que o onanismo se esconde atrás da taça de café.

Exercício a cavalo
Podemos contar, no número das causas eficientes do onanismo, o movimento do cavalo, sobretudo o trote doce e o pequeno galope. Este movimento provoca muitas vezes uma perda de líquido seminal nas pessoas que não estão acostumadas a montar a cavalo e que são de uma grande sensibilidade, especialmente nas mulheres.

Preguiça e ociosidade
A preguiça e a ociosidade são também causas que dispõem para o vício do onanismo.
Assim, vemos nós que é muito mais raro nos campos do que nas cidades.

Hemorróidas, prisão de ventre, vermes e comichão
Muitos autores citam exemplos de pessoas afectadas de um prurido periódico nas partes genitais, ocasionado por saburras nas vias digestivas.
A falta de asseio, entre a glande e o prepúcio, dá muitas vezes ensejo aos mesmos acidentes.
A presença de oxiuros, vermezinhos filiformes, (…) é uma causa física, cuja frequência recomenda grande vigilância.

Máquinas de costura
A maior parte destes aparelhos tem por motor dois pedais, que se fazem mover pela pressão alternativa dos pés: resulta daqui uma elevação e abaixamento sucessivos e rápidos das coxas, que se friccionam uma contra a outra.

Vestidos e leito
O vestuário muito apertado e, principalmente, as calças muito estreitas, excitando a pele e causando um prurido contínuo, ocasionando pressões e atritos nas partes; os vestidos muito quentes, podem tornar-se uma causa remota do onanismo.
Acontece o mesmo com a longa estada no leito, especialmente de penas, etc.

Onanismo moral
Há ainda uma espécie de onanismo, que se poderia denominar onanismo moral; depende de uma imaginação ardente e provoca poluções, sem contactos.

Hereditariedade
A paixão da libertinagem solitária pode algumas vezes ser devida a uma disposição hereditária; porque parece provado que crianças, nascidas de pais lascivos, sucumbem mais facilmente às tentações da voluptuosidade do que as outras.

Processos extravagantes
Deveremos falar dos mais variados instrumentos e processos extravagantes, que uma imaginação depravada muitas vezes tem posto em prática, para provocar vergonhosos prazeres?

FOURNIER, H. O onanismo: suas causas, perigos e inconvenientes para o indivíduo, família e sociedade: remédios / H. Fournier, trad. Narciso Alberto de Sousa. - Lisboa: Guimarães & C.ª Editores, (19??). Pág. 33-40.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia