19 novembro 2012

Caralhinhos de São Gonçalo de Amarante

Desde 4 de Maio de 2011, tenho uma página minha no Facebook: São Rosas no Facebook.
(antes disso, tive uma página d'a funda São mas foi eliminada pelo Facebook, por "conteúdo obsceno").
Actualmente, a página tem mais de 450 gostos. Além de tudo o que é publicado no blog, eu e mais maltinha d'a fundiSão colocamos lá regularmente outros conteúdos.
A Maria Árvore colocou lá uma imagem dos "foguetes" de S. Gonçalo de Amarante. Achei tão interessante que pesquisei sobre o tema e encontrei esta explicação e as fotos n'o Belogue:
"Diz-se que São Gonçalo é o santo protector das velhas e que cura problemas de fertilidade masculina. Segundo a lenda o santo teria casado em segredo os habitantes de uma aldeia chamada Ovelha, habitantes esses que a Igreja não queria casar: os que viviam maritalmente. Entre estes encontravam-se novos e velhos, como é claro. Mas o povo passou a dizer que São Gonçalo era o "casamenteiro dos de Ovelha", que abreviado e com o tempo deu "casamenteiro das Velhas". Das questões sentimentais rapidamente o povo passou para as questões de ordem sexual. Não há provas neste caso (assim como não há no outro, mas sempre há uma história que o justifica) de que São Gonçalo tenha sido o taumaturgo dos impotentes sexuais, mas se virmos os ex-votos que são colocados na capela onde se encontra o seu sarcófago antropomórfico, notaremos que se são na sua maioria partes do corpo como seios, partes genitais masculinos e femininos e corpos de crianças. O que pode corroborar estas duas histórias e juntá-las é a venda, ainda hoje, nas barracas e nas pastelarias mais tradicionais de Amarante, de uns bolos em forma de pénis aos quais se dá o nome de (desculpem-me) caralhinhos de São Gonçalo."



Nesta publicação no Facebook, o Fernando Pereira comentou com uma quadra:

S. Gonçalo de Amarante
é um grande aldrabão.
Ele deu-me estas três pernas...
só duas chegam ao chão!

A Kikas comeu lá num restaurante que tinha uma quadra alusiva ao santo padroeiro:

São Gonçalo de Amarante
Que estás virado prá vila
Vira-te pró outro lado
Que te dá o sol na testa