07 abril 2012

Caixa de chocolates «Les Tétons de la reine Margot»

Esta caixa metálica de chocolates (vazia, aviso já antes que me cravem) ainda não tinha chegado de França para a minha colecção e eu já tinha feito pesquisas sobre a razão de ser da frase na caixa, que achei muito curiosa: «as mamas da rainha Margot»?!
Fiquei a saber que estes chocolates são da casa Francis Miot, de Uzos, perto da cidade de Pau (em francês, Pô) e foi-lhes atribuído o prémio Ruban Bleu no 46º Salão Intersuc de Paris, em 2001.
A caixa tem uma ilustração deliciosa na tampa...


... e um poema na parte interior da tampa:


Mas quem foi a rainha Margot e porquê esta especialidade inspirada na sua anatomia?
Marguerite de Valois (a rainha Margot), filha de Henrique II e de Catarina de Médicis, nasceu em 1553 em Saint-Germain-en-Laye e morreu em Paris em 1615. Foi rainha de França e de Navarra. Foi irmã de três reis de França: Francisco II, Carlos IX e Henrique III. A sua mãe tentou casá-la sucessivamente com D. Carlos, dilho de Filipe II de Espanha e depois com o rei de Portugal, D. Sebastião. Finalmente convenceu a filha a casar com o seu primo Henrique de Navarra, futuro Henrique IV.
Dizem aqui que a rainha Margot teve numerosos amantes e escandalizava a população com as suas festas sumptuosas. Henrique de Navarra sentir-se-ia traído pela sua esposa e ter-se-ia consolado em numerosas aventuras amorosas.
Entretanto, nesta página de conselhos de beleza para mulheres, dão uma receita inspirada na rainha Margot, que faria da sedução um activo valioso. "A rainha Margot, primeira esposa do rei Henrique IV, era muito bonita, mesmo sendo muito corpulenta. Ela dispendia imenso tempo, tanto a arranjar-se como com os seus amantes. Ela cuidava muito do seu rosto e nunca se esqueceu de cuidar dos seus grandes seios, que brotavam do seu corpete. Para a sua firmeza, ela aplicava regularmente o que ela chamou «Le soin de mes mamelles» (o cuidado das minhas mamocas):
• Derrete 2 colheres de sopa de lanolina em banho-maria;
• Mistura 2 colheres de sopa de óleo de damasco + 1 colher de chá de óleo de margarida + 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira e, finalmente, meia colher de chá de bórax.
• Bate para misturar bem e despeja numa panela.
Todos os dias, após a tua higiene pessoal, usa este tratamento: massagea os teus seios com movimentos circulares, até que o creme tenha completamente penetrado na pele. Este creme é excelente para o tónus ​​muscular. É ideal para áreas que tendem a amolecer como o peito, pescoço e braços".
Et voilà!