01 maio 2007

As noites claras III

por Charlie

... Amo-te como nunca amei mulher alguma...
Guardou a nota de duzentos €uro, dada pelo cliente da noite anterior, novamente na bolsa do telemóvel e continuou crescendo para o dia. Narciso a cobrir-se de folhas e pétalas diante do espelho, terminando por dar, em passo de dança, uma volta completa em frente dele seguindo a imagem, uma vez finalizada a toilette em toques suaves de maquilhagem.
Saiu do quarto em direcção à sala. Em cima da mesa estava um papel estrategicamente colocado ao canto da mesma de forma que ela o pudesse ver quando se deslocasse para a porta da rua. Tinha um recado escrito por ele, qualquer coisa a dizer que traria algo para almoçarem juntos.
Experimentou aquela velha mas sempre estranha sensação. Um misto de emoções complexas, controversas. Atravessadas pelos fantasmas dos sorrisos das descobertas da adolescência, alternando as clareiras de sol com névoas já esgotadas e secas de amargura.
Lembrou-se novamente destes últimos meses. Desde a noite em que o conhecera e dos dias seguintes. E dos outros e outros que se lhe seguiram. Das suas juras de amor eterno e incondicional. Da inquietação que lhe angustiara a alma perante a intensidade da paixão, entrega e doçura daquele homem.
A verdade é que se sentira com ele de novo no princípio, nos anos da magia, embora mantivesse o sentimento sob uma capa de cinza parca e apenas morna. Deixou o coração só levemente aflorar o desejo que todos temos de nos entregar sem limites à fogueira dum grande amor na infinita paixão da primeira vez.
Contudo, ela acumulara todas as experiências que acabam por moldar e endurecer o carácter de quem faz da vida o seu modo de vida.
Surgia-lhe diante dos olhos lembranças dos caminhos percorridos.
Inicialmente perdendo-se pelos desvios, atalhos terminando em becos, que derivam das ingenuidades de principiante. Das paixões intensas dos primeiros tempos, estrelas brilhantes que se desfaziam em céus de nada, desilusões e mágoas. Dos homens que lhe haviam jurado a Eternidade e a Lua esfumando-se depois na esteira dum cigarro. Dos que a haviam agredido, das taras e manias e dos tristes e impotentes. Dos pais de família que acabavam por mostrar as fotos da mulher e filhos que traziam na carteira e que a faziam sentir-se mal, enojada consigo própria por aflorar uma estória que não era dela. Da sensação da alma trocada por um prato de lentilhas. Por tudo isto passou, vencendo etapas, circulares e concêntricas, fechando o coração cada vez mais atrás de cada sorriso estudado e de efeito conseguido.
Até arrefecer de um todo com o tempo, até tornar-se indiferente à partilha das emoções. Até ser só ela, afinal e por fim, o centro do mundo, o único ser vivo que importava à face da Terra, abocanhando o viver perigoso como o peixe em vertigem morde o ar em saltos de queda livre fora de água.
Ela dissera-lhe isto diversas vezes, tentando dissuadi-lo.
Afirmara-lhe então que tudo não passava de uma ilusão e que já não tinha espaço para amar e estabelecer laços de afecto com mais ninguém. Dissera-lhe em tom frio que jamais poderia ser de um homem só. Que não queria prisões e que vivia só para ela. Que era a única forma de não ficar a sofrer; a sua defesa. Que a esquecesse. Que ele não passava dum cliente como tantos outros. Um mais entre tantos que se tinham apaixonado por ela e que tão pronto arrefecesse a chama que o enlouquecia, deixa-la ia como os outros num passeio qualquer passando para a puta seguinte.
Mas ele, passando por todas as provas a que uma mulher pode sujeitar um homem, acabara por conseguir que viesse viver consigo.
- Vem! – Dissera com os olhos rasos de lágrimas. – Amo-te! Amo-te como nunca amei mulher alguma. Vem viver comigo. Gosto de ti como és, e nunca te imporei nada. És livre para fazer o que quiseres. Só preciso de sentir-te junto a mim. Cuidar de ti, dar-te o meu calor nas noites de descanso. Afogar-te em amor. Ver-te nas manhãs e…-

Acabou por vir terminar primeiro algumas noites em casa dele, um porto de abrigo e mais tarde deixou-se ficar embora tivesse mantido o seu apartamento próprio onde repousava de vez em quando; o seu reduto de solidão. Soubera-lhe bem ao início ter este homem que cuidava dela. Respondia à sua dedicação com momentos fugazes e, de longe em longe, a partilha de um ou outro dia de descanso em que ele regozijava com a graça concedida de tê-la só para si...

Afastou o pensamento e deu um último toque no seu aspecto ao espelho do bar ao canto da sala. Sob uma outra luz, a maquilhagem parecia-lhe agora um pouco desequilibrada. Retocou, rodando a face enquanto os olhos seguiam fixos a imagem reflectida.
Voltou a ler o bilhete, inspirou fundo, e saiu para o dia a transbordar de azul.
O Verão estaria aí, não tardaria.
Ligou o telemóvel e marcou um número, desligando quase de seguida, elevando os olhos.
Ao cimo da rua o Mercedes cor de prata descia devagar. Acenou com os óculos de sol e apressou o passo, toda tomada de um sorriso aberto e cheio de luz.
Era ele, o novo cliente…

13 comentários:

  1. As saudades que eu já tinha das tuas noites claras, Charlie...

    ResponderEliminar
  2. Fizeram bem em acautelar a minha privacidade: não mostraram a matrícula do Mercedes...

    ResponderEliminar
  3. O teu amor chama-se Mercedes?!

    ResponderEliminar
  4. O Mercedes cor de prata descia a rua? Ela tinha-lhe dado a morada logo no primeiro encontro com o cliente, ou ele te-la ia seguido sorrateiramente na noite anterior sem que ela tivesse dado por isso?...Hummm. Mistério! :)

    ResponderEliminar
  5. Achas mesmo que ali há mistério?!...

    ResponderEliminar
  6. Hehehe....a São como é uma descaradona e dá logo co....digo o numero de telefone a todos, pensa que são todas iguais... :>D
    [ a falta que fazem os bonecos, cacete.... :( ]

    ResponderEliminar
  7. Pois é, pois é, aqui temos um belo exemplo de que as prostitutas fazem o que fazem também por gostarem.
    E vivam os textos do Charlie!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/5/07 20:50

    Ora eu que pensava que elas só davam borlas aos "chulos"...afinal, também têem gosto...mas terão paladar ?!...

    ResponderEliminar
  9. Anani, :) Obrigado miúda.
    Zé, elas são feitas de carne e osso como toda a gente, penso que tenham paladar...
    São Rosas, eu também tenho saudades das noites claras, e agora que vem o Verão, elas claream bastante.
    Guida, o interesse duma escrita depende em muito do gerir do mistério, mas tal como diz a São, penso que neste particular o mistério é pequeno. ;)

    ResponderEliminar
  10. CAr(v)alho.
    Parabéns pelo Mercedes cor de prata.
    Com um carro desses não há noites que se afoguem em escuridão...
    >:D

    ResponderEliminar
  11. Eh lá! E ainda falta saber o destino dos 200€...não me parece que sejam para carregar o telemóvel...
    Vou ficar atento (nem que mude de carro!)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo3/5/07 22:54

    Oh, amigo Charlie, se pensas que elas têem paladar, fala-lhes naquilo do esperma...é sempre bom confirmar...e pô-las a dar ao rabo...e ao resto...marketing promocional...experimente este novo sabor e tem direito a mais dois !!! Vai ser broches com lista de espera...vai por mim...as gajas não resistem à moda...até pedem um crédito pessoal à Mediatis ou à Cetelem só para arranjarem a dentadura...muito estúpidas...o sabor não se apanha com os dentes, mas com as papilas gustativas...mas elas ouvem falar em papilas e só lhes fica no ouvido "pilas"...e tudo está bem, quando acaba em bem...dá-lhes com as pilas a saber a..a que é que há-de ser?...a pézinhos de coentrada...a pizza quatro estações? Olha, eu cá para mim, dá-lhes directo na boquinha e quando aquilo estiver no ponto de no return...até lhes podes dizer que é sardinha assada e estamos no S. João...Vais ver que engolem tudo...

    ResponderEliminar
  13. Hahahaha...
    Oh Zé, tu és uma "mánica"... :))

    ResponderEliminar

Uma por dia tira a azia