16 fevereiro 2005

O CARDAPIO DO DOMMINA TOUR EM PORTUGAL....

Devidamente desembarcados e hospedados, surgiu a pergunta...O que vamos comer... Eis que então, Sir Stephen, nosso nobre Embaixador apresenta-nos o maravilhoso mundo da culinária portuguesa....

Aperitivo - Punheta de Bacalhau: Enquanto faz o almoço, nada melhor do que reunir os amigos para uma punheta rápida. É um bacalhauzinho desfiado, temperado com cebola, azeite e vinagre. Simples e dá muito prazer. Fácil de fazer, é uma boa opção para os solitários.

Entrada - Sopa de Grelos ou Sopa Seca que se Agarra às Costas: Por alguma razão, a sopa de grelos é a preferida dos marmanjos. Já os que não se importam de ter algo agarrado às costas preferem a segunda sopa, típica da Beira-Litoral e feita à base de feijão e pão.

Prato principal - Arroz de Pica no Chão: É uma especialidade da região do Entre-Douro e Minho, no Extremo-norte do país. O Arroz de Pica no Chão é feito à base de frango e toucinho, levando os devidos condimentos. É um prato delicioso, mas um tanto pesado e por isso deve ser apreciado com moderação, em especial por quem gosta de um "rala-e-rola" depois do almoço. Com Pica no Chão a coisa fica mais difícil.

Acompanhamento - Caralhotas ou Cacetes: Uma refeição portuguesa tem sempre pão à mesa. As caralhotas são pequenos pães típicos da região de Almeirim. Já os cacetes são comuns em todo o país. É fácil encontrar um português com o cacete na mão.

Bebida - Vinhos Portugueses: Os vinhos são classificados por regiões e há para todos os gostos. Como é verão no Brasil, talvez seja bom optar por um vinho com aspecto mais leve e feminino. Pode escolher um Monte das Abertas (Alentejo), um Quinta da Pellada (Dão) ou, talvez, uma garrafa de Rapadas (Ribatejo). Mas se insiste em uma bebida mais encorpada e masculina, uma boa opção pode ser o Três Bagos (Douro). Ou, ainda mais intenso, um Terras do Demo (Beiras).

Sobremesa - Mamadinhas da Pousadinha de Tentúgal ou Espera-Marido à Transmontana: A confeitaria portuguesa é muito rica e os doces conventuais são mesmo um objecto de culto. O Espera-Marido é um doce simples que se faz com açúcar, ovos e canela em pó. Já a mamadinha é uma das maiores delícias surgidas nos conventos.

Digestivo ­ - Licor de Merda: É uma bebida da região de Cantanhede, feita à base de leite, baunilha, cacau, canela e frutas cítricas. Quem experimentou diz que é uma merda, mas muito gostoso.

**Este cardápio foi elaborado pelo Jornalista e publicitário José Antonio Baço..que prefere comer "sapateiras, madalenas e trouxas"....


O João Mãos de Tesoura, como bom gourmete , sugere outra entrada, bem mais elaborada, para este cardápio:
CABRITINHO À BEIRA DO PRECIPÍCIO - exercício que resulta de anos de investigação: coloca-se a fêmea na transversal da cama, de quatro, e com as mãos apoiadas na extremidade do colchão. O macho coloca-se por trás na chamada posição 'canzoada', no caso 'cabritada'. Ao penetrar e empurrar o nadeigal da fêmea ela avança e entra em desequilíbrio pelo que voluntariamente regressará com alguma violência ao ponto de partida. Este exercício poupa o cabrito, cansa a cabrita, e permite um excelente desempenho: criatividade, prazer e tempo. Só vantagens ... vá lá, digam lá se não foi didáctico...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma por dia tira a azia